Com o tema “A Economia do Viajante”, foi realizado, nesta segunda-feira (18), na Câmara Americana de Comércio, em São Paulo, o VI Fórum Brasileiro de Turismo. O evento, promovido pela Global Concil of Sustainability and Marketing (GCSM), entidade que conecta mercados, teve a participação de intuições públicas e privadas, entre elas, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA). Foram discutidos avanços no setor, com foco em sustentabilidade.
O titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, participou do painel Turismo no Brasil: Emprego e Renda – Perspectivas e Cenários, mediado pelo presidente do Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Fabrício Amaral. Em pauta, ações nos destinos para atividades de lazer sustentáveis, panorama da conectividade aérea no país e parcerias dos estados com o Governo Federal, para o desenvolvimento da indústria de viagens.
“Mostramos que, na Bahia, o Governo do Estado tem priorizado o turismo como um vetor de crescimento econômico, para a geração de renda e postos de trabalho, baseado em dois pilares: inovação e sustentabilidade. Demos exemplos de ações de proteção do bioma marinho da Baía de Todos-os-Santos e da produção de cacau, associada ao turismo, com o uso de novas tecnologias de plantio. Ainda temos gargalos na conectividade aérea, que precisam ser enfrentados, conjuntamente, pelos estados e o Governo Federal”, explicou o secretário Bacelar.
“Quero agradecer pela presença da Bahia em nosso encontro, trazendo suas experiências exitosas no turismo. Emprego e renda formam a nova ordem econômica do país, e as atividades turísticas têm grande potencial para aumentar sua contribuição no desenvolvimento brasileiro. Parabenizo a Bahia pelo trabalho que tem feito no setor”, declarou o presidente da GCSM, Agostinho Turbian.
Foto: Divulgação