quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.1275 Dólar 5.8228

PIX POR APROXIMAÇÃO AGILIZA PAGAMENTOS DIGITAIS NA MAQUININHA

VICTOR OLIVEIRA - 18/11/2024 17:49

O Banco Central anunciou uma nova forma de pagamento digital: o Pix por aproximação. A funcionalidade permite que os clientes realizem pagamentos apenas aproximando o celular da máquina de cartão, sem a necessidade de acessar o aplicativo da instituição financeira a cada transação. Essa medida representa um avanço em praticidade, especialmente para aqueles que valorizam agilidade e simplicidade em suas transações diárias.

“A iniciação de pagamentos sem redirecionamento leva a experiência do cliente a um novo nível de agilidade e conveniência,” explica José Barletta, diretor técnico da Ingenico. “Com o Pix por aproximação, o cliente realiza transações instantâneas, economizando tempo e oferecendo uma experiência mais prática. Além disso, a segurança e privacidade dos dados financeiros são garantidas por meio de camadas de proteção avançadas, assegurando mais uma possibilidade de compra confiável eliminando abertura de app de bancos durante a compra promovendo mais privacidade”, completa.

Para acompanhar essa inovação, a Ingenico, líder global em soluções de pagamento, já oferece modelos de terminais compatíveis com a nova funcionalidade, como o, Lane/3600, Axium DX4000, Axium DR8000, AxiumEX4000 e Axium EX6000. Segundo dados do Banco Central, já foram realizadas 200 milhões de transações diárias no Brasil, e com o novo recurso de aproximação, estima-se que o número de transações cresça em até 30%, impulsionado pela rapidez e praticidade oferecidas.

Como funciona?

Os consumidores que desejarem usar o Pix por aproximação poderão habilitar o novo recurso cadastrando-se no banco ou instituição financeira que participe do Sistema Financeiro Aberto (Open Finance), como Banco do Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco, Santander e Caixa Econômica Federal, e, em seguida, ativando-o na carteira digital.

Durante o Lide Forum Conference, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, destacou que inicialmente essa nova modalidade estará disponível para dispositivos Android, graças à integração com o Google Wallet, enquanto as negociações para implementação em dispositivos Apple ainda estão em andamento.

Clientes do PicPay e do C6 Bank já têm acesso ao recurso, e clientes do Itaú poderão utilizá-lo nas próximas semanas. Até fevereiro de 2025, todos os usuários serão contemplados com a funcionalidade, mas, no momento, apenas dispositivos Android com tecnologia NFC (Near Field Communication) podem utilizá-la.

Mais segurança

Para garantir ainda mais segurança no uso do Pix por Aproximação, foi implementado um modo noturno nas carteiras digitais, disponível entre 20h e 6h. Durante esse horário, o sistema restringe as transferências apenas para CPFs com os quais o usuário já realizou transações anteriormente e para CNPJs, reforçando o compromisso do Banco Central com a segurança dos dados financeiros dos brasileiros.

“Com o Pix por aproximação, o mercado de pagamentos no Brasil dá mais um passo significativo rumo à modernização e acessibilidade, impulsionando a utilização de wallets e facilitando o cotidiano dos usuários em todo o País e movimentando a ida mais a economia”, completa.

Qual a vantagem?

Com essa tecnologia, o pagamento é realizado instantaneamente ao aproximar o celular ou outro dispositivo da maquininha, dispensando a necessidade de abrir o aplicativo bancário e digitar informações a cada compra. Isso economiza tempo e facilita o dia a dia, especialmente em transações rápidas, como compras em lojas e estabelecimentos físicos.

Além disso, o Pix por aproximação mantém a segurança dos dados financeiros do usuário. A tecnologia utiliza autenticação por token e criptografia avançada, reduzindo os riscos de fraude e garantindo que as informações estejam protegidas. A ausência de contato físico também diminui a exposição a agentes contaminantes, tornando-se uma opção mais segura para o consumidor em vários aspectos.

Foto: Reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.