Chega ao fim nesse sábado (16) a Cúpula do G20 Social, o evento paralelo que antecede a cúpula do encontro global entre os chefes de estado, na segunda-feira (18) e na terça-feira (19). No encerramento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá a Declaração Final da Cúpula Social, com as propostas elaboradas durante os encontros dos 13 grupos de engajamento do G20 Social .
No Cria G20, que acontece no Píer Mauá, das 9h às 18h, o destaque é o G20 Talks Combate à Desinformação, com a participação de Felipe Neto, às 13h30. No maior encontro de prefeitos do mundo, o U20, no Armazém da Utopia, é dia do último evento aberto ao público – o encerramento, fechado, será no domingo (17). O palco principal destacará a sessão “Inteligência Artificial para o Bem Social”.
Já no palco do Aliança Global Festival, na Praça Mauá, a música vira atração a partir das 17h. Entre os destaques estão: Alceu Valença, Fafá de Belém, Maria Gadú e Ney Matogrosso.
Aliança Global Festival
Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, fala durante reunião ministerial de Comércio e Investimento do G20, em Brasília. — Foto: Adriano Machado/Reuters
Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, fala durante reunião ministerial de Comércio e Investimento do G20, em Brasília. — Foto: Adriano Machado/Reuters
G20 Social
Com foco em debates voltados para questões sociais, de desenvolvimento sustentável e inclusivo, o G20 Social é um evento paralelo a Cúpula do G20 – a reunião de líderes das 19 principais economias do planeta, mais a União Europeia e a União Africana. Neste sábado, o presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, receberá a declaração final da Cúpula Social, com as propostas elaboradas durante os encontros do G20 Social.
A mesa de encerramento do evento, no Armazém 3, começa às 9h e contará com a presença do ministro de Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo; do representante da Sociedade Civil Internacional e presidente do Comitê Econômico e Social Europeu (CESE), Oliver Röpke; e o representante da sociedade civil nacional, Mazé Morais.
Durante o encontro acontecerá a leitura e aclamação da declaração final da Cúpula Social: Várias Vozes da Sociedade Civil Brasileira e Internacional. Em seguida, o presidente Lula participa do ato de entrega do documento, com outras autoridades. São elas:
Cria G20
A programação do encontro global no Rio também conta com o projeto Cria G20, que vai acontecer no Píer Space, no centro do Rio, de 14 a 16 de novembro. Por meio de diálogos abertos, o evento mira ampliar o debate e se propõe a inspirar ações para um mundo sem fome, com justiça climática e menos desigualdade.
Neste sábado, o ponto alto fica com o G20 Talks Combate à desinformação, com a participação de Felipe Neto, às 13h30. O evento também terá a presença da jornalista Jéssica Senra, o advogado, cofundador e diretor jurídico do Sleeping Giants Brasil, Humberto Ribeiro, o líder do Negritudes Globo, Ronald Pessanha, e o ativista pela justiça climática das Filipinas, Mitzi Jonelle.
U20
O Urban 20 (U20) é o fórum dos prefeitos do G20. Esse é o maior encontro de cidades do mundo e a plenária com a participação de prefeitos e delegações de mais de 100 cidades acontece no domingo (17), na Região Portuária do Rio. Porém, além da reunião principal com os chefes de grandes cidades, o evento conta com uma intensa programação paralela no Armazém da Utopia, na região central da cidade. É o U20 Rio Summit, que terá programação aberta para o público que garantiu sua inscrição.
As atividades acontecerão em quatro palcos, focados em três temas: clima, social e governança. Serão mais de 60 horas de conteúdo, em painéis que acontecerão das 9h às 18h, de quinta-feira, dia 14, a sábado, dia 16.
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula