O sistema ferry-boat, que liga Salvador à Ilha de Itaparica, registra longas filas e espera de mais de quatro horas nesta sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República. Motoristas e pedestres que embarcam no Terminal de São Joaquim, na capital baiana, têm enfrentado transtornos devido à grande demanda.
De acordo com informações do Filômetro, ferramenta disponibilizada pela Internacional Travessias Salvador (ITS), responsável pela operação do modal, o tempo de espera no Terminal de São Joaquim é o mais elevado. As filas de veículos chegam até as proximidades do bairro da Calçada, enquanto os pedestres aguardam além do salão de espera, gerando insatisfação entre os usuários.
No Terminal Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, a situação é diferente. O movimento de saída é tranquilo, com espera máxima de 50 minutos para embarque.
Operação no feriado
Para atender à demanda do feriado, o sistema ferry-boat conta com cinco embarcações em operação: Dorival Caymmi, Anna Nery, Pinheiro, Rio Paraguaçu e Maria Bethânia. O serviço funciona das 6h às 23h30, com intervalos programados ao longo do dia.
Foto: Ulgo Oliveira/Seinfra