A Embasa é finalista em duas das cinco categorias do I Prêmio Nacional Universalizar, promovido pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe). A concessionária baiana concorre aos prêmios das categorias Transição Energética, com o “Programa de Energias Renováveis”, e Inovação, com o projeto “Modelos de Aprendizagem de Máquina para Previsão da Demanda de Água na Região Metropolitana de Salvador”.
Na categoria que avalia o melhor modelo de transição energética, a Embasa foi selecionada ao lado da Sanepar, do Paraná, e da Sanesul, do Mato Grosso do Sul. Já na disputa ao prêmio de melhor trabalho de inovação, concorre com a Caesb, do Distrito Federal, e Cagece, do Ceará.
“A presença da Embasa entre os finalistas de uma premiação dessa importância, além de refletir nossa capacidade técnica, demonstra a busca constante por melhores práticas e tecnologias que permitam a eficiência em todas as etapas da prestação dos nossos serviços”, afirma o presidente da companhia, Leonardo Góes.
As outras categorias da premiação são Segurança Hídrica, Meio Ambiente e Justiça Ambiental. O anúncio dos vencedores, seguido da cerimônia de premiação, acontecerá nesta quinta-feira (14), às 19h, em Brasília, durante o encerramento do Seminário Nacional Universalizar – Aesbe 40 Anos.
Foram inscritos 47 projetos, sendo 11 em Segurança Hídrica, 8 em Meio Ambiente, 8 em Justiça Ambiental, 7 em Transição Energética e 13 em Inovação.
A seguir, os finalistas de cada categoria, relacionados por ordem alfabética das companhias:
Categoria 1 – Segurança Hídrica
Caema (MA) – Projeto Mapeamento de Perdas Físicas no Abastecimento de Água da Cidade de São Luís com Auxílio do Business Intelligence
Cagece (CE) – Projeto Diversificação da Matriz Hídrica da RMF pela Inclusão da Dessalinização de Água Marinha
Sanepar (PR) – Projeto Reservas Hídricas do Iguaçu
Categoria 2 – Meio Ambiente
Cagece (CE) – Projeto “Programa Reciclocidades: Incentivo ao Talento que Recicla”
Sanepar (PR) – Projeto “Programa de Intervenção Socioambiental em Obras de Saneamento”
Sanesul (MS) – Projeto “Desentupindo a Consciência: Agentes Comunitários Transformam o Uso da Rede de Esgoto em um Compromisso Coletivo”
Categoria 3 – Justiça Ambiental
Caer (RR) – Projeto “Acesso ao Saneamento Básico e Justiça Ambiental para imigrantes venezuelanos em situação de vulnerabilidade”
Cagece (CE) – Projeto “SISAR: Modelo de Gestão Inclusiva e Participativa para a Universalização do Saneamento na Zona Rural”
Sanesul (MS) – Projeto “Retrofitting de Sistemas de Abastecimento de Água em Aldeias Indígenas do Mato Grosso do Sul: uma análise da eficiência em acesso, qualidade e equidade”
Categoria 4 – Transição Energética
Embasa (BA) – Projeto “Programa de Energias Renováveis”
Sanepar (PR) – Projeto “Secagem Térmica de Lodo de Esgoto de Grande Porte com Uso Combinado de Fontes Renováveis: um caminho inovador para a transição energética sustentável”
Sanesul (MS) – Projeto “Parceria Pública Privado na Construção de Usinas Fotovoltaicas”
Categoria 5 – Inovação
Caesb (DF) – Projeto “Hidrômetro de Ouro”
Cagece (CE) – Projeto “Usina-Modelo de Valorização Energética de Biogás”
Embasa (BA) – Projeto “Modelos de Aprendizagem de Máquina para Previsão da Demanda de Água na Região Metropolitana de Salvador, Bahia”
Foto: Estação de tratamento de água, no município de Conceição da FeiraBA. Foto Acervo Embasa