Estudantes em todo o Brasil fazem o segundo dia do Enem neste domingo (10). Os portões fecham às 13h, e a prova começa às 13h30. Hoje, os candidatos responderão 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza (química, física e biologia). Os participantes podem sair da prova a partir das 15h30, enquanto o horário final é às 18h30.
Assim como no primeiro dia, é obrigatório que os candidatos levem uma caneta esferográfica de tinta preta feita em material transparente e um documento de identificação válido, seja físico ou digital. São aceitos como documentos de identificação: cédulas de identidade emitidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; identificação de ordens ou conselhos de classe que sejam válidas como identidade; passaporte; Carteira Nacional de Habilitação; Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997; e documentos digitais com foto, como e-Título, CNH digital, RG digital e CIN digital, desde que apresentados no aplicativo gov.br.
O Inep também recomenda levar o cartão de confirmação de inscrição (não obrigatório). Os inscritos podem levar lanches e água para consumir durante o exame, que tem duração de 5 horas no segundo dia.
Quem perdeu o primeiro dia de prova ainda pode fazer o segundo, que ocorre neste domingo (10). O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) permite que participantes com problemas logísticos ou diagnosticados com doenças infecciosas, como tuberculose, influenza ou covid-19, solicitem a reaplicação do exame entre os dias 11 e 15 de novembro, até às 23h59 do último dia, através da Página do Participante. Se o pedido for aprovado, os candidatos realizarão apenas uma das provas, agendadas para os dias 10 e 11 de dezembro.
Foto: Reprodução/ Inep