Com expertise no segmento de combustíveis, o advogado e sócio fundador do escritório Ruy Andrade Advocacia, Ruy Andrade, juntamente com a advogada Dayane Araújo, sócia proprietária do escritório Dayane Araújo Advocacia, ministrará palestra sobre Sucessão Familiar, neste sábado, 09/11, como parte da programação do XVI Encontro de Revendedores de Combustíveis do Nordeste. O evento é promovido pelo Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniências do Estado da Bahia – Sindicombustíveis-BA, de 07 a 10/11, em Costa do Sauípe.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), as empresas do setor representam 10% do PIB nacional e geram 1,6 milhão de empregos diretos e indiretos. Por sua vez, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 90% das empresas possuem perfil familiar, são responsáveis por mais da metade do PIB e empregam 75% da mão de obra no país.
“Esses dados mostram a potência das empresas familiares no cenário empresarial do setor de combustíveis e seu importante papel no desenvolvimento econômico do Brasil. Entretanto, as características da empresa familiar oferecem complexidades adicionais quando se fala de sucessão. Uma evidência disso é que apenas 12% destas empresas chegam à 3ª geração, conforme dados da PWC. Por isso, vamos abordar os principais elementos para a longevidade das empresas familiares”, explicar Ruy Andrade, especialista em direito dos negócios, especialmente societário e de contratos, com recorrente atuação nos setores de petróleo e gás, saúde, varejo e gestão patrimonial.