Salvador ficou em 108º lugar na lista das 156 cidades mais promissoras do mundo e melhorou sua posição entre 2022 e 2024, segundo a edição de 2024 do Global Cities Index, Segundo o ranking, elaborado pela consultoria Kearney, Salvador subiu 16 posições acima do resultado de 2023 e melhorou em termos de conectividade e atividade dos negócios, o que levou às melhores avaliações.
O estudo destaca dinamismo econômico e cultural de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife. Na América Latina, a cidade mais bem colocada é Buenos Aires, que aparece no 29º lugar, mas caiu sete posições nos últimos anos. A Cidade do México aparece em 36º lugar, mas caiu oito colocações, enquanto São Paulo, a cidade brasileira melhor colocada, avançou sete colocações e agora aparece em 39º lugar, na frente de Lisboa (41º), Munique (42º) e Dublin (44º).
O índice é baseado em 31 métricas, divididas em cinco grupos: volume de negócios, que representa 30% no indicador, capital humano, que determina outros 30%, enquanto a troca de informações ou a conectividade das cidades têm peso de 15%. A experiência cultural responde por 15%, e o engajamento político, por 10%.
Entre as dez primeiras colocadas, a primeira da lista é Nova York, seguida por Londres, Paris e Tóquio – as quatro mantêm as suas posições intocadas há anos. Veja o ranking.