A reforma do secretariado de Jerônimo Rodrigues (PT) começa a ter suas primeiras cadeiras especuladas. Antes dada como certa a ida de Roberta Santana, atual secretária estadual de Saúde da Bahia, para a Casa Civil, não deve mais acontecer. Segundo informação do Portal A Tarde, Jerônimo reavaliou o impacto da mudança para a área da saúde, considerada uma das secretarias mais delicadas.
Segundo o interlocutor, o governador tem consciência dos atributos de Roberta e de sua capacidade para ocupar qualquer cargo dentro da gestão estadual, e por isso mesmo estaria relutante em fazer a modificação administrativa na pasta. O temor do Palácio de Ondina é de que outra pessoa não consiga manter na Sesab o mesmo ritmo imposto por Roberta desde que assumiu o cargo. “É justamente pela competência dela que ele prefere manter ela lá”, afirmou a fonte.
Caso Roberta deixe a pasta, a primeira opção seria Adélia Pinheiro, ex-secretária da pasta e de Educação, que deixou o último cargo para disputar a prefeitura de Ilhéus, ficando na segunda colocação. A atual titular da Sesab também chegou a ser ventilada na Secretaria de Relações Institucionais (Serin), mas com sua permanência no cargo atual, o cenário não deve se concretizar. Jerônimo Rodrigues deve promover nas próximas semanas a primeira reforma de secretariado da sua gestão. A expectativa é que partidos como PP e Avante ganhem novos espaços no governo, com preferência para quadros com qualificações técnicas.
Foto: Divulgação | GOV BA