Ao comentar os sucessivos pedidos de empréstimo feitos a Assembleia Legislativa (Veja aqui), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que a pratica ocorre em todos os estados. Em coletiva de imprensa, o chefe do Executivo pediu “compreensão” dos deputados estaduais sobre o assunto. “Quero pedir à Câmara dos Deputados estaduais, que é a Assembleia, que compreenda que todos os estados fazem isso. O estado sozinho não tem condições de bancar os seus investimentos. […]”, disse o chefe do Executivo estadual, após evento institucional no Colégio estadual Zumbi dos Palmares, em Salvador.
“Não vou aguardar que os recursos caiam do céu. Os deputados e o TCE (Tribunal de Contas do Estado) acompanham a execução orçamentária e vamos prestar conta desses empréstimos na hora devida. Eu quero trabalhar e espero que a assembleia compreenda isso”, completou. O petista ainda menciona a aliança que mantém com o governo federal, que segundo ele, não é o suficiente para transferir recursos para as grandes construções no estado.
“Todos os estados precisam disso é igual ao município. Por mais que agora, a gente tenha o presidente Lula [aqui] com a gente, não é suficiente. Não temos recursos hoje, por exemplo, para entrar nas estradas vicinais. É importante, um povoado ou um distrito ter asfalto de 20 km a 30 km”, afirmou Jerônimo. Desde o início do mandato até este mês novembro, o governo Jerônimo (PT) acumula 15 pedidos de operação de crédito, que totalizam em quase R$ 13 bilhões.
Foto: Cassio Moreira | AG. A TARDE