“Participar desse treinamento significa esperança e oportunidade. Para mim, foi fundamental. Aprendi a me portar em uma entrevista, a filtrar o que precisa ser dito no momento da seleção e, principalmente, a acreditar no meu potencial”, essa declaração é de Vitória dos Santos, participante da capacitação em “Empregabilidade”, ministrada pela CCR Metrô Bahia na tarde desta terça-feira (5), na Estação Bom Juá.
Realizada pela área de Responsabilidade Social, a ação faz parte do projeto intitulado “Capacitação para Jovens das Comunidades do Entorno do Sistema Metroviário”, que oferecerá mentorias sobre diversos temas para as comunidades vizinhas ao metrô. Todas as capacitações serão conduzidas por colaboradores voluntários da empresa.
A primeira mentoria contou com a participação de 20 jovens, moradores dos bairros Calabetão, Bom Juá, Campinas de Pirajá e São Gonçalo. A sessão foi conduzida por Indira Vilasboas, Analista de Atração e Talentos da concessionária, e por Marivaldo Paixão, Supervisor de Estações, que aplicaram dinâmicas de grupo e ensinaram como participar de forma assertiva de processos seletivos.
“Capacitações como essa abrem portas e empoderam os jovens, dando a eles as ferramentas e a confiança necessárias para enfrentarem os desafios do mercado de trabalho. É gratificante ver como, em pouco tempo, eles começam a acreditar mais em si mesmos e a enxergar novas oportunidades”, avaliou Indira.
O projeto
As mentorias ocorrerão mensalmente, cada mês com um tema diferente. Em dezembro, o tema previsto é focado em tecnologia e ferramentas de Inteligência Artificial. Outras temáticas já programadas incluem saúde mental, redes sociais, gestão financeira, Excel, entre outros.
Segundo Anaclea Ribeiro, Analista de Responsabilidade Social da CCR, projetos assim são importantes para aproximar a empresa da comunidade. “A companhia está contribuindo com a educação, preparando as pessoas para o mercado de trabalho e dando oportunidade para jovens em vulnerabilidades”.
Anaclea explica ainda que, neste primeiro momento, o foco das ações são os jovens do entorno da Linha 1. “Para 2025, está prevista a inauguração de um segundo espaço na Estação Mussurunga, que atenderá o entorno da Linha 2 e também o projeto Co.Liga, que ofertará mais de 30 cursos profissionalizantes”, afirmou.
Foto: Divulgação / CCR Metrô Bahia