A agenda da descarbonização ganhará protagonismo essa semana em Salvador, no 15⁰ Fórum de Sustentabilidade da Ademi-BA (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário). Especialistas de segmentos e atuações multidisciplinares vão participar de debates e palestras sobre ferramentas, desafios e soluções para tornar os edifícios emergeticamente eficientes.
O uso de madeiras engenheiradas, taxonomia, obrigações e empréstimos verdes, cidades resilientes e recursos hidricos estão entre os temas que serão discutidos. Estarão presentes no evento empresários do setor imobiliário, estudantes de engenharia, arquitetura e outros cursos que se conectem com o meio ambiente, organizações estaduais, municipais e não governamentais, entre outros.
De acordo com Cláudio Cunha, presidente da Ademi-BA, “o compromisso com a sustentabilidade sempre foi uma premissa da Associação e agora, mais do que nunca, deverá ser um norteador para agentes financeiros e para as empresas do setor”.
Rafael Valente, diretor de assuntos ambientais e gestão sustentável da Ademi-BA, explica a escolha do tema. “Diante do impacto das mudanças climáticas no Brasil e no mundo, esse ano decidimos tratar de dois temas que se complementam. Um é sobre a prevenção e outro é a proteção das mudanças climáticas. Na prevenção, vamos falar de descarbonização do setor da construção civil; na parte de proteção, como tornar as cidades mais resilientes e preparadas para grandes impactos pela mudança climática, principalmente na questão hídrica”.
Confira a programação completa do evento:
8h30 – Abertura do evento
8h40 – Palestra – O papel do Gás Natural como vetor da transição energética.
Bruno Maia Piñeiro, Engenheiro Químico UFBA, com MBA em Gestão de Projetos e Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, ambas pela Universidade Salvador (Unifacs). Com 14 anos de experiência no setor de óleo e gás. Gerente Comercial Varejo da Bahiagás.
9h00 – Palestra – Desafios da descarbonização no setor.
Nilson Sarti, Engenheiro Civil UFBA, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Conselheiro da ADEMI-BA e Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção CMA/CBIC.
9h35 – Palestra – Novas agendas para o setor da construção.
Lilian Sarrouf. Coordenadora Técnica do COMASP – Comitê de Meio Ambiente do SindusConSP.
10h10 – Palestra – Carbono negativo e edfícios saudáveis
Nicolaos Theodorakis, CEO e sócio fundador da Noah Tech.
10h45 – Debates painel Descabonização. Sua empresa está preparada?
11h15 – Palestra – As ações para a construção de resiliência a desastres na cidade de Campinas.Sidnei Furtado Fernandes, Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil da região administrativa de Campinas.
11h50 – Palestra – Urbanização, Resiliência e Segurança Hídrica na Pauta Nacional
Virgínia Sodré, CEO da Infinitytech, Presidente do conselho de águas do Green Building Council Brasil (GBC Brasil) e conselheira da InfraWomen Brasil.
12h25 – Palestra – Atuação da defesa civil na construção de uma Salvador mais resiliente.
Sosthenes Macêdo, Diretor geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal). Presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Defesa Civil das Capitais e Grandes Cidades (FNDC).
13h00 – Debates painel: Construir Cidades Resilientes e como se preparar para eventos extremos.
13h30 – Encerramento