O ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que a autarquia está planejando uma nova ferramenta de segurança para meios de pagamento, que será lançada “em breve”. A declaração foi feita durante o evento GPay, promovido pelo Google Brasil nesta segunda-feira, 4.
Segundo ele, a nova solução permitirá rastreio, bloqueio e devolução de valores dentro da tecnologia de pagamentos, endereçando o avanço das fraudes no país.Para o ex-presidente do Banco Central, o combate a fraudes ocorre em três dimensões.
“A primeira dimensão se justifica porque, para uma fraude ocorrer, precisa existir uma conta receptora. E existe muita conta laranja e fantasma, então temos que endurecer os critérios de abrir conta. A segunda é sobre permitir que o usuário tenha o maior nível de informação sobre o seu nível de exposição a risco e o que fazer, como configurar seus sistemas para estar protegido para essa exposição. É sobre fazer o sistema seja o mais amigável possível. Já a terceira dimensão é usar bancos de dados para identificar padrões de fraude até que a gente seja capaz de prevê-las”, afirmou.
(Info Money)
Foto: Vinicius Loures – Câmara dos Deputados