Um evento de queijo verdadeiramente global, o World Cheese Awards 2024 (WCA), conhecido popularmente como o “Oscar dos Queijos” , aconteceu de 15 a 17 de novembro em Portugal e o queijista Fred Teixeira, fundador da Oxe! É de Minas, ao lado de sua esposa e sócia Tatiana Lopes, esteve na cidade de Viseu, em Portugal, para participar do evento. Especialista em queijo, Fred foi um dos jurados da premiação que avaliou 4.786 queijos de todo o mundo.
Com um time de jurados composto por 250 especialistas de cerca de 40 nacionalidades, incluindo Fred Teixeira, o evento premiou 36 queijos artesanais brasileiros, com destaque para o Passionata, da Biopark, que recebeu o Troféu de Melhor Queijo da América Latina (Super Ouro), e o Soberano, da Bela Fazenda, que ficou em 2º lugar.
Na Oxe! É de Minas, Fred e Tati realizam uma das maiores curadorias de queijos artesanais brasileiros do país, incluindo diversos queijos vencedores agora no WCA, produzidos em Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina. Na loja, localizada no Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha), é possível encontrar 10 rótulos premiados, como Granito e Sol do Japi, produzidos pelo Pé do Morro, que levaram o ouro entre os melhores queijos da América Latina.
Confira os 10 queijos premiados no World Cheese Awards 2024 (WCA) que você pode encontrar na Oxe! É de Minas:
Oxe! É de Minas
Criada em 2016 pelo mineiro Fred Teixeira e pela baiana Tati Lopes, a Oxe! É de Minas tem a maior curadoria de queijos artesanais brasileiros da Bahia. Na loja física, situada no Mercado do Rio Vermelho desde 2018, já passaram mais de 300 rótulos de queijos de todo o território nacional, além de uma seleção de produtos, como pães de queijo, pães artesanais, charcutaria e embutidos, iogurtes artesanais, leite A2, geleias molhos e antepastos, sempre com foco na qualidade dos ingredientes e respeito à cadeia produtiva de ponta a ponta.