segunda, 02 de dezembro de 2024
Euro 6.3415 Dólar 6.115

IMPACTO BLACK: COM APORTE DE R$ 1 MILHÃO, PROJETO BENEFICIA DUAS ASSOCIAÇÕES BAIANAS COM AÇÕES DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

João Paulo - 01/11/2024 16:35

A Fundação PepsiCo, frente filantrópica da PepsiCo, a marca Doritos e o Instituto Feira Preta anunciam as dez instituições selecionadas no Impacto Black, programa que visa impulsionar a atuação de organizações, coletivos e projetos sociais sem fins lucrativos liderados por pessoas negras no Brasil. As organizações receberão aporte de R$100 mil cada e, juntas, devem beneficiar cerca de 3 mil pessoas diretamente em sete Estados brasileiros e no Distrito Federal, com projetos nas áreas de agroecologia, capacitação, cidadania, cultura, educação, empreendedorismo, geração de emprego e renda, saúde e segurança alimentar.

Um dos objetivos é apoiar na amplificação das ações em prol do desenvolvimento socioeconômico, qualidade de vida e bem-estar de pessoas em situação de vulnerabilidade social no Brasil. Além disso, o programa visa acelerar a equidade racial e valorizar a cultura das populações negras, indígenas e quilombolas. “Essa é a marca de Doritos, que desde 2017 apoia a causa da diversidade, equidade e inclusão, com investimentos e ações propositivas no país. Com o Impacto Black, queremos atuar na diminuição da lacuna de oportunidades a partir da lente de quem mais entende do assunto: lideranças negras que conhecem as necessidades dos públicos que atendem e realmente fazem a diferença em suas regiões”, diz Cecilia Dias, vice-presidente de Marketing da PepsiCo Brasil e Latam.

Entre as ações, a serem desenvolvidas ou aprimoradas, estão: capacitação profissional, ampliação de cozinha comunitária, democratização do acesso à internet, inclusão digital, cursos específicos de tecnologia para aumento da empregabilidade de jovens de regiões periféricas, fomento à agricultura familiar, oficinas e formações para mulheres micro e nano empreendedoras, etnoturismo, entre outros.

“As dez organizações selecionadas no Impacto Black têm uma atuação significativa em comunidades carentes no país, promovendo a criação de iniciativas de prosperidade econômica, combate à fome e práticas de agricultura urbana e/ou regenerativa. Eu, particularmente, estou muito orgulhoso de que nove dos dez projetos selecionados têm mulheres negras como líderes e estão muito empenhadas em dar mais este grande passo para a transformação social no Brasil”, destaca C.D Glin, presidente da Fundação PepsiCo e Head Global de Impacto Social na PepsiCo.

Para participar, era necessário atender aos seguintes critérios: ser uma organização da sociedade civil formalmente constituída há pelo menos um ano, ter CNPJ válido e sede em território nacional, ser necessariamente fundada ou liderada por pessoas negras e ter sua diretoria composta por pelo menos 50% de pessoas negras. Para a seleção das organizações finalistas, foram observados critérios como trajetória, relevância e maturidade da organização, aspectos de inovação, capacidade de articulação, impacto da aplicação do recurso e envolvimento com a causa.

Próximos passos

Nos próximos seis meses, as lideranças participarão de uma trajetória de desenvolvimento chamada Afrolab, um programa de aceleração desenvolvido pelo Instituto Feira Preta, que oferece uma abordagem sistêmica e dá suporte aos negócios desde sua idealização. O trabalho compreenderá as etapas de imersão, mentoria, elaboração de um plano de ação, potencialização e desenvolvimento dos projetos, além de monitoramento da aplicação do recurso, das execuções e resultados. As lideranças das organizações também serão capacitadas, ao longo do próximo ano, em temas como: governança, gestão de pessoas e desenvolvimento de lí…

Créditos: AFROLAB Instituto Freita Preta

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.