quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.135 Dólar 5.833

CIDADÃOS CONTRIBUEM PARA O BEM-ESTAR E PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL ATRAVÉS DE VOLUNTARIADO NAS BASES COMUNITÁRIAS DA PM

LUIZA SANTOS - 31/10/2024 16:07 - Atualizado 31/10/2024

Edvaldo Queiroz começou a dar aulas de informática como voluntário na Base Comunitária (BCS) do Calabar, em Salvador, através do programa Bahia. Estado Voluntário. Crescido no Parque São Paulo, bairro vizinho ao Calabar, ele nutre um vínculo afetivo com a região e vê nas aulas uma forma de devolver à comunidade o que aprendeu.

“Sempre quis compartilhar o que sei com a minha comunidade, e essa é uma maneira de unir as pessoas. Em um país com tanta desigualdade, acredito que ações voluntárias ajudam a construir uma sociedade melhor”, dividiu.

Ele foi um dos 24.195 voluntários baianos cadastrados na plataforma www.estadovoluntario.ba.gov.br que participaram do workshop da Segurança Pública nesta quinta-feira (31), no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), em Salvador. A capacitação, fruto de parceria entre as secretarias estaduais de Segurança Pública (SSP-BA), de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e de Administração (Saeb), aproxima as forças de segurança dos trabalhos realizados em projetos comunitários na Bahia.

À frente da Superintendência de Prevenção à Violência da SSP-BA, a coronel Denice Santiago ressalta que os projetos da sociedade civil promovem a participação social e constroem com o Governo da Bahia parcerias para um estado de paz. “Nosso secretário sempre traz os três Is como fundamentais: a integração, a inteligência e o investimento. É essa integração com a sociedade que nós defendemos aqui, a partir dessa escuta à sociedade. Tudo isso vai fazer com que nossa juventude, que é o nosso foco principal de alcance, possa participar e ter outra perspectiva de vida”, destacou.

O programa Bahia. Estado Voluntário foi criado pela SJDH com o objetivo de coordenar e incentivar o voluntariado em todo o estado. Por meio da plataforma www.estadovoluntario.ba.gov.br, cidadãos interessados podem se candidatar a uma das 61.150 oportunidades disponíveis em projetos esportivos, de qualificação profissional, de reforço escolar e até em tarefas administrativas em diferentes locais, incluindo as Bases Comunitárias de Segurança (BCS) da PM. Para se inscrever, basta acessar o portal e buscar as oportunidades disponíveis.

Foto: Feijão AlmeidaGOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.