O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 registrou 4.325.960 inscrições confirmadas, um aumento de 9,95% em relação a 2023. As provas, organizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), acontecerão nos dias 3 e 10 de novembro.
Dos participantes, 1,8 milhão já concluiu o ensino médio e 1,6 milhão são concluintes em 2024. Outros 841.546 são estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio e 24.723 participarão como treineiros. São Paulo lidera as inscrições com 645.849 candidatos.
Como ver seu local de prova?
Para consultar o local de prova do Enem 2024, o candidato deve acessar a página do participante (enem.inep.gov.br/participante/) e fazer login com CPF e senha do gov.br.
No cartão de confirmação, estarão os seguintes detalhes:
– Endereço completo do local de prova, com sala e bloco designados;
– Informações sobre solicitações de atendimento especializado;
– Língua estrangeira escolhida (Inglês ou Espanhol);
– Dados pessoais do participante;
– Horários das provas, considerando o horário de Brasília.
Os perigos da ansiedade e estresse para os resultados na prova
Um problema muito comum para quem se preparou durante todo o ano para a prova é a ansiedade e o estresse com a proximidade do certame e isso pode prejudicar muito o seu desempenho, afirma o médico psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento.
“A ansiedade pode prejudicar bastante o desempenho em um concurso, dificultando a concentração e o pensamento claro. O receio de errar gera bloqueios mentais e, em alguns casos, faz a pessoa ter dificuldade de lembrar conteúdos e formular raciocínios”
“Além disso, existem alguns sintomas físicos como tremores e sudorese, que diminuem a autoconfiança, impactando negativamente o desempenho também”, explica.
5 dicas para controlar a ansiedade no Enem:
1. Organize seu tempo: Tenha um planejamento de estudo realista e mantenha uma rotina de sono e alimentação para o cérebro descansar e se preparar melhor;
2. Pratique técnicas de respiração: Exercícios de respiração ajudam a manter a calma e o foco. Inspirar profundamente, prender o ar e expirar lentamente pode aliviar a tensão;
3. Simule o ambiente da prova: Testes em condições parecidas com as do exame, respeitando o tempo para cada matéria ajuda a tornar o processo mais familiar e reduz o impacto do nervosismo;
4. Evite comparações: Comparações em momentos de ansiedade podem ser muito perigosos e aumentar os impactos dela;
5. Lembre-se de fazer pausas: O corpo cansado também deixa a mente cansada, por isso, faça intervalos regulares.
Foto: Reprodução