O Artista plástico brasileiro Wallace Pato, natural do Rio de Janeiro, denunciou em seu Instagram na tarde desta quarta-feira (30) um episódio de racismo ao tentar realizar a reserva de quartos no Hotel Plantage, em Amsterdã, na Holanda.
Ao realizar a reserva através do booking.com – uma plataforma de viagens – o artista plástico recebeu de volta a mensagem: “Olá, sua reserva foi cancelada! Desculpe, mas não aceitamos pessoas negras no hotel”. Wallace demonstrou sua indignação nas redes sociais e escreveu na legenda de seu post “Holanda eternamente colonialista!!!! Nos deixem em paz!!!!”.
Logo após a postagem, e a repercussão, o Hotel Plantage também realizou um post em sua página no instagram, negando que tenham enviado a mensagem e alegando que se trata de uma tentativa de “phishing” – uma mensagem falsa com intuito de cometer fraude ou obter dados ilegalmente – que vem circulando na plataforma booking.com.
O Hotel ainda salientou que prezam pela “inclusão e respeito”, se desculpou pelo ocorrido e afirmou que está trabalhando de perto com a plataforma para sanar a questão o mais rápido possível.