No momento em que a Bahia lidera a atração de turistas estrangeiros, acima da média nacional, foi lançado, no último sábado (26), no Cine Glauber Rocha, no Centro Histórico de Salvador, o documentário “Afro: Das Origens aos Destinos”, produzido pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). O filme aborda os atrativos da cultura, gastronomia e religiosidade de matriz africana, encontrados no território baiano, que despertam o interesse de visitantes do exterior. A produção teve o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que desenvolve ações para o incremento do afroturismo, como o projeto Agô Bahia, pela valorização dos terreiros de candomblé, a capacitação de baianas de acarajé e apoio a eventos do segmento.
“Decidimos colocar o afroturismo como um dos carros-chefe da nossa promoção no exterior. A ideia é que o filme passe em todas as feiras internacionais, que seja uma ferramenta de promoção do Brasil no mundo”, explicou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
“O documentário reúne todos os caminhos que o Governo da Bahia vem percorrendo para desenvolver um dos segmentos turísticos mais ricos do nosso estado. As parcerias com as comunidades afro vão prosseguir, para o respeito à ancestralidade e incentivo ao empreendedorismo”, completou a diretora de Qualificação da Setur-BA, Juliana Araújo.
Foto: Ascom/Setur/Divulgação