domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.0557 Dólar 5.8319

PÚBLICO BRASILEIRO FAZ MAIS COMPRAS POR APLICATIVOS E E-COMMERCE CRESCE

VICTOR OLIVEIRA - 28/10/2024 16:08

Com o avanço do e-commerce, especialmente em dispositivos móveis, a adoção de um aplicativo próprio pode se tornar um grande diferencial competitivo para as marcas. Ele melhora a experiência do cliente e pode impactar diretamente as taxas de conversão em vendas, fidelização e engajamento. Enquanto os marketplaces oferecem grande visibilidade, eles acabam limitados no controle da jornada do consumidor e no relacionamento direto com o cliente. Já o app oferece personalização completa e controle sobre a experiência do usuário.

De acordo com a Abcomm, o consumo via dispositivos móveis representa 55% das vendas online – e segue crescendo. Empresas como Shein e Shopee já demonstraram o impacto do aplicativo próprio, com seus apps liderando o número de downloads no Brasil. Além disso, o tempo gasto em apps de compras no país cresceu 52%, confirmando a importância de investir em soluções mobile para atender a essa demanda crescente.

De acordo com Rafael Franco, CEO da  Alphacode, empresa responsável pelo desenvolvimento de aplicativos para marcas como Habibs, Madero e TV Band, a personalização é um dos maiores trunfos de um aplicativo próprio, permitindo que as marcas adaptem a experiência de compra conforme as preferências individuais de seus consumidores. “As notificações push também são uma ferramenta fundamental para engajamento contínuo, promovendo ofertas exclusivas e fidelização”, acrescenta.

As vantagens do aplicativo próprio

Rafael Franco explica que os app facilitam ainda o uso de programas de recompensas e promoções, o que aumenta bastante a retenção de clientes. Tudo isso resulta em uma taxa de conversão em vendas maior quando comparada à navegação em sites ou marketplaces.

“Aplicativos de e-commerce oferecem uma experiência muito mais imersiva, personalizada e direta para o cliente, além de possibilitar a coleta de dados que são importantes para a marca”, pontua. Essa coleta de estatísticas pode ajudar a entender melhor o comportamento do público e a adaptar suas estratégias de maneira eficiente. “Esse tipo de solução tecnológica transforma a relação entre a marca e o consumidor, promovendo engajamento e aumentando a conversão”, completa.

O cenário para esse tipo de estratégia é bastante promissor. As vendas feitas via dispositivos móveis superaram as de desktops no Brasil desde 2019, segundo o relatório Webshoppers 41. Além disso, estudos mostram que usuários de aplicativos gastam até 50% mais que aqueles que fazem compras por computador. Com a previsão de que quase três quartos dos usuários globais acessarão a internet exclusivamente via smartphones até 2025, investir em um app próprio para e-commerce se torna essencial para empresas que querem acompanhar a evolução do mercado e garantir um relacionamento direto e personalizado com seus clientes.

Foto: Reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.