A primeira Masterclass do LAB PRODUTIVA será realizada neste sábado, 26 de outubro, às 10h. Online e 100% gratuita, a aula sobre Produção Criativa é aberta a todas e todos os interessados na área de produção executiva para o audiovisual. Daiane Rosário e Flávia Santana, co-idealizadoras do laboratório imersivo, vão conduzir a masterclass, que será transmitido no canal do YouTube da Rosário Produções, e promete uma manhã repleta de insights e troca de experiências, essencial para quem busca aprimorar seus conhecimentos e desenvolver projetos criativos.
A masterclass faz parte do LAB PRODUTIVA, um laboratório inovador que oferece formação intensiva e imersiva para seis projetos cinematográfico, ainda em fase de pré-produção. Com pessoas inscritas de 10 cidades da Bahia, mais 64% dos projetos que concorreram a imersão foram de pessoas negras e pardas, 78,6% de pessoas LGBTQIAPN+ e ainda 25% de pessoas quilombolas. Entre os projetos aprovados na seleção estão os projetos de ficção “Antes que acabe” de Daniele Pereira de Souza, “Amar e Resistir” de Carolina Olídia e “Alex” de Gabriela Correia dos Santos. Os projetos de documentário selecionados são “Ciganenses” de Mariana Passos, “Roque Araújo – Um panorama do cinema baiano” de Claus Luz e “Atlanta Negra, que som é esse que me toca? Um olhar para os novos talentos periféricos” de Maria Cristina Conceição Viana.
Os selecionados participarão ds aulas entre outubro de 2024 a janeiro de 2025, com 12 masterclasses e mais de 70 horas de formação ministradas por renomados profissionais do audiovisual. Com o objetivo de promover diversidade e inclusão, o LAB é destinado a mulheres cis, pessoas trans, não-binárias, negras, indígenas e pessoas com deficiência que atuam no setor audiovisual baiano. O LAB PRODUTIVA é uma iniciativa contemplada pelos Editais da Paulo Gustavo Bahia, com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura. A ação é realizada pela Rosário Produções Artísticas e Mulungu Realizações Culturais, fortalecendo o compromisso com o desenvolvimento do setor cultural e a valorização da diversidade no cinema.