O jovem atleta baiano, Marcos Flávio Marques da Silva foi convocado para a Seleção Brasileira de Surdoatletas de Futebol. Quilombola da Comunidade Araçá/Cariacá de Bom Jesus da Lapa (BA), ele integra a equipe que competirá nos 6° Jogos Pan-Americanos de Surdos. Os jogos ocorrerão entre os dias 10 e 17 de novembro, em Canoas (RS).
Atualmente, Marcos Marques mora em Brasília, onde joga pela Federação Desportiva de Surdos do DF. “Eu não tenho família que mora aqui no DF, mas Deus sabe das coisas e está do meu lado de qualquer coisa que eu preciso. Quero que outras pessoas também fiquem sabendo que a vida pode mudar para o deficiente auditivo, eu sei”, manifestou o atleta ao boletim “Força Ancestral”.
Os pais de Marcos, Maria Suely e Florisvaldo Rodrigues – militantes da causa quilombola, reconhecidos na Bahia – descobriram os problemas auditivos do filho quando ele tinha três anos. De acordo com Florisvaldo Rodrigues, foi através do acolhimento comunitário, do apoio de movimentos sociais e da ajuda de familiares que Marcos teve acesso a ambientes inclusivos, inclusive dentro do esporte. “Ele passou por várias provações, mas é uma história de superação dele e de nossa comunidade quilombola”, disse.
Em suas redes sociais, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), destacou que Marcos participou de vários campeonatos regionais em Bom Jesus da Lapa e que a “convocação para o Pan-Americano consolida a trajetória de sucesso, que não foi alcançada sem luta”. “Marcos, você é um orgulho para a nossa Bahia e para o nosso país!”, declarou o parlamentar baiano.
FOTO: ACERVO PESSOAL