A partir desta sexta (25) está disponível em todas as plataformas digitais o disco “Ipê”, primeiro álbum de Mano El Xiri. O álbum convida os ouvintes a uma pausa no turbilhão de informações e exigências do mundo moderno, buscando reconexão com sua essência e uma reflexão sobre escolhas e aspirações. Inspirado pela simbologia do “Ipê” – que evoca renovação e esperança, assim como primavera, estação do lançamento –, o trabalho reflete um estado emocional de florescimento em uma nova estação.
“Num momento em que me sentia perdido em relação ao meu caminho, tive uma crise de ansiedade por estar extremamente atarefado com outros projetos artísticos e não poder tirar um tempo para me encontrar. Decidi então fazer uma espécie de retiro. Saí das redes sociais, e passei a ir pro estúdio todos os dias fazer um exercício de olhar pra dentro”, conta o artista sobre o processo de criação.
Com 12 anos de carreira, o músico já exerceu diversas funções no mercado – de violonista em banda sertaneja a DJ e produtor musical, colaborando com nomes como EdCity, Sarajane e Nininha Problemática. Neste novo trabalho, El Xiri assume cada etapa da produção do disco, desde a composição e gravação de vários instrumentos, como bateria, baixo, guitarra e piano até a mixagem e masterização. Estreando sua carreira autoral, o artista lançou os EPs “IP” e “Equinócio de Primavera”, apresentando prévias do seu trabalho ao público antes do lançamento do álbum.
Fotos: Mariana Ayumi