sexta, 25 de outubro de 2024
Euro 6.1758 Dólar 5.7195

ENGIE INICIA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE TRANSMISSÃO ASA BRANCA NA BAHIA

Bruna Carvalho - 25/10/2024 08:59

A ENGIE Brasil Energia, empresa geradora de energia 100% renovável, iniciou as obras do Sistema de Transmissão Asa Branca, que percorrerá os estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo, com um total aproximado de 1.000 quilômetros de linhas de transmissão e ampliação de cinco subestações associadas. O projeto foi arrematado no leilão de concessão de linhas de transmissão promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em junho de 2023.

Para o diretor-presidente da ENGIE Brasil Energia, Eduardo Sattamini, este é um marco do projeto a ser celebrado. “Iniciar a construção dentro do prazo previsto no cronograma é resultado do comprometimento das nossas equipes, demonstrando a nossa eficiência operacional e assegurando o cumprimento dos compromissos firmados, controle de custos e satisfação dos nossos acionistas”, afirma. O Sistema de Transmissão Asa Branca fortalecerá o Sistema Interligado Nacional, evitando sobrecarga e subtensão nas linhas de transmissão existentes, reforçando a interligação entre Nordeste e Sudeste para escoamento da energia das fontes renováveis.

A implantação do Sistema de Transmissão Asa Branca, que possui Declaração de Utilidade Pública (DUP), é realizada mediante licenças e autorizações emitidas via processo de licenciamento ambiental conduzido pelo INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia) e pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis).

 

Fortalecimento da interligação entre Nordeste e Sudeste

As obras iniciaram-se no estado da Bahia com implantação do trecho compreendido entre a subestação Morro Chapéu II e a subestação Poções III, cuja licença de instalação foi emitida pelo INEMA. Este trecho percorre 19 municípios e consiste na implantação de uma linha de transmissão de 500kV com 334 quilômetros de extensão, além da ampliação de duas subestações associadas. As obras deste trecho devem gerar cerca de 2000 empregos diretos na região.

Durante a implantação do Sistema de Transmissão Asa Branca serão desenvolvidos diversos programas e planos voltados à gestão socioambiental. “Os projetos da ENGIE Brasil Energia são realizados com alto padrão de qualidade, saúde e segurança e com responsabilidade socioambiental, buscando evitar, mitigar e compensar os eventuais impactos das obras ao meio ambiente e às comunidades locais. Além disso, geram emprego e renda nas comunidades locais”, afirma o Diretor de Implantação da EBE, Paulo Henrique Muller.

A ENGIE já opera mais de 2,7 mil quilômetros de linhas e 6 subestações próprias, com os Sistemas de Transmissão Novo Estado, entre Pará e Tocantins; Gralha Azul, no Paraná; e Gavião Real, no Pará. E, recentemente, arrematou um lote leilão da Aneel e conquistou a concessão para implantação e operação de mais 780 quilômetros de linhas de transmissão e 2 subestações, localizadas nos estados de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.