O projeto Mobiliza Defesa Civil, coordenado por Fabiana Santana, foi o destaque na abertura do segundo dia da Semana Nacional de Prevenção de Desastres 2024, promovida pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), na manhã da última quinta-feira (24). Na ocasião, 60 técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Secretaria Municipal de Saúde foram capacitados para atuar em ações de prevenção no município.
A vice-prefeita Ana Paula Matos participou da entrega de certificados e foi homenageada como Destaque da Operação Chuva 2024. Ela enfatizou “a importância das atividades educativas da Defesa Civil como ferramenta essencial para criar uma cultura de prevenção”.
No período da tarde, a programação foi encerrada com a entrega do Prêmio Destaque da Operação Chuva 2024, um momento de celebração para reconhecer os colaboradores que fizeram a diferença no período mais chuvoso da cidade. O evento contou com a presença da primeira-dama Rebeca Cardoso Reis, além dos secretários municipais de Educação, Thiago Dantas; de Manutenção, Lázaro Jezler; da Desal, Virgílio Daltro; o procurador-geral do município, Eduardo Vaz Porto; e o subsecretário da Sempre, Dênio Primo, e da superintendente dos Correios na Bahia, Evelyn Negrão e do empresário Murilo Freitas da Vinhedos Transportes, reforçando a importância da integração das diversas áreas na prevenção de desastres.
O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo, ressaltou que “o sucesso das últimas quatro Operações Chuva, sem perdas de vida, é resultado do trabalho contínuo de fortalecimento das ações de prevenção e dos investimentos em infraestrutura, iniciados em 2013 e mantidos pela atual gestão municipal”.
Educação e Prevenção – O projeto Mobiliza Defesa Civil, coordenado por Fabiana Santana e de caráter educativo, foi o foco da manhã e abordou temas essenciais para a prevenção de desastres, como a importância do sistema de defesa civil, primeiros socorros, percepção de risco e mudanças climáticas. As palestras ressaltaram o papel da educação e da conscientização para a redução de riscos e danos em situações de emergência.
À tarde, Dejiária Santiago, técnica da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), apresentou a palestra Educar para Incluir. Santiago destacou que a inclusão na educação passa por garantir que todos se sintam valorizados, respeitados e pertencentes, superando barreiras como racismo e estereótipos.
Em seguida, Gabriela Morais, coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, falou sobre a Importância da Educação para as Ações de Prevenção, destacando que as iniciativas educativas da Defesa Civil de Salvador visam criar uma cultura de prevenção. Ela mencionou projetos importantes como os Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), Nupdec Mirim, o Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE), Mobiliza Defesa Civil e Simulados de Evacuação.
Com o objetivo de promover uma educação de qualidade, alinhada à meta 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a Semana Nacional de Prevenção de Desastres reforçou o compromisso da Defesa Civil com a criação de uma cidade mais segura e consciente.
Caminhada da Prevenção – Nesta sexta-feira (25), será realizada a Caminhada da Prevenção no Dique do Tororó, com concentração às 8h30 e saída às 9h. Os participantes são convidados a doar 1 kg de alimentos não perecíveis para as Obras Sociais de Irmã Dulce.
Fotos: Ascom Codesal