sexta, 25 de outubro de 2024
Euro 6.1758 Dólar 5.7195

16 MILHÕES DE TURISTAS DEVEM PASSAR PELA BAHIA EM 2024 COM SALVADOR, PORTO SEGURO E MORRO DE SÃO PAULO COMO PRINCIPAIS DESTINOS

VICTOR OLIVEIRA - 25/10/2024 17:00

O estado da Bahia deve receber aproximadamente 16 milhões de turista em 2024, refletindo, a movimentação nas 13 zonas turísticas do estado. Entre os destinos mais procurados estão Salvador, Porto Seguro, Itacaré, Morro de São Paulo, Praia do Forte e Chapada Diamantina, segundo dados da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA).

De acordo com a pasta o crescimento se deve à combinação de paisagens, cultura e infraestrutura, além dos investimentos realizados pelo Governo do Estado para fomentar o turismo. Inclusive o estado atingiu o recorde de ocupação hoteleira na Bahia, alcançando 67,5% em setembro.

A Bahia também registrou um crescimento de 58,5% no número de turistas internacionais de janeiro a setembro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023. Um dos segmentos turísticos baianos em destaque é o turismo de avistamento de baleias-jubarte, que ocorre de julho a novembro, quando cerca de 30 mil baleias migram para o litoral baiano. A observação de aves também é uma atividade popular, com mais de 830 espécies na Bahia, sendo oito delas endêmicas. Outro atrativo é a pesca esportiva, especialmente em Canavieiras, um dos principais destinos para a captura do marlim-azul.

Já o afroturismo se destaca com ações de promoção nacional e internacional. Por meio do projeto Agô Bahia, são desenvolvidas capacitações para profissionais que atendem turistas, além de um guia de visitação que contempla 10 casas de candomblé em Salvador e Camaçari.

Outro atrativo é o chocolate da Bahia, que ganha espaço nos mercados nacional e internacional com a rota temática Estrada do Chocolate. Este roteiro permite aos visitantes conhecer a produção do chocolate, desde a colheita do cacau até a transformação em barras e bombons, entre os municípios de Ilhéus e Uruçuca, na Costa do Cacau.

Foto: Reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.