O fornecimento de água começou a ser retomado, de forma gradativa, desde a noite desta quarta-feira, 23, em bairros de Salvador abastecidos pelas estações de tratamento do Parque da Bolandeira, após a conclusão de um conjunto de manutenções preventivas e algumas ações corretivas emergenciais realizadas durante todo o dia. Conforme a Emcasa, muitos imóveis já começaram a receber água nesta quinta, 24, e a previsão é que o sistema esteja totalmente normalizado no prazo máximo de 72 horas após a retomada.
A empresa salienta que o retorno é sempre gradativo, porque para chegar até os imóveis, a água leva um tempo para percorrer quilômetros de rede ao sair dos reservatórios de distribuição, localizados em diferentes pontos da cidade. Quando os reservatórios estão enchendo novamente e o nível ainda está baixo, o sistema não consegue ter pressão suficiente para abastecer os pontos mais altos da rede. Por isso, os locais em áreas mais altas costumam demorar mais para ter o fornecimento de água regularizado.
Veja os bairros:
Áreas em regularização: Acupe; Amaralina; Arenoso; Arraial do Retiro; Barbalho; Barra; Barreiras; Barris; Brotas; Boca do Rio; Cabula; Cabula VI; Calabetão; Calçada; Caminho das Árvores; Campinas de Brotas; Candeal; Canela; Centro; Chapada do Rio Vermelho; Cidade Nova; Cosme de Farias; Costa Azul; Curuzu; Doron; Engenho Velho da Federação; Engenho Velho de Brotas; Engomadeira; Federação; Garcia; Graça; Horto Florestal; IAPI; Imbuí; Itaigara; Jardim Armação; Jardim Santo Inácio; Luiz Anselmo; Liberdade; Mata Escura; Matatu; Narandiba; Nazaré; Nordeste de Amaralina; Novo Horizonte; Ondina; Patamares; Pau Miúdo; Pernambués; Pero Vaz; Piatã; Pituaçu; Pituba; Resgate; Retiro; Rio Vermelho; Saboeiro; Santa Cruz; Santa Mônica; São Gonçalo; Saramandaia; Sussuarana; Stiep; Tancredo Neves; Vale das Pedrinhas e Vila Laura.
Retorno gradativo
A empresa salientou que outros fatores que podem interferir no tempo de regularização são a posição do imóvel em relação à rede distribuidora (quem está no final da rede também precisa aguardar mais), a existência de ligações clandestinas (que tiram água da rede sem informar à Embasa, dificultando a pressurização das tubulações) e até as características do imóvel, pois aqueles com mais de um pavimento equipados com caixa d’água no térreo com bomba para elevar água até a caixa d´água superior, conseguem abastecer rapidamente os pavimentos superiores.
Enquanto o fornecimento não estiver completamente regularizado, os usuários podem solicitar abastecimento alternativo por carro-pipa, mediante informação do número de matrícula, pelos canais de atendimento ao cliente: telefone 0800 0555 195, WhatsApp (71) 99717-0999, atendimento virtual (atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br) e pontos presenciais. A prioridade do atendimento com carro pipa será dada a hospitais e postos de saúde.
Foto: Luciano da Matta / Ag. A TARDE