quinta, 24 de outubro de 2024
Euro 6.135 Dólar 5.6666

SERCRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE INICIA CURSO DE BOAS PRÁTICAS PARA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS

Matheus Souza - 22/10/2024 15:46

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através Vigilância Sanitária (Visa), iniciou na manhã desta terça-feira (22) um curso de Boas Práticas para Manipulação de Alimentos e Eventos de Massa, na Escola de Saúde Pública de Salvador, no bairro do Comércio. A atividade, que segue nesta quarta (23), vai abordar atividades de educação em saúde para baianas de acarajé e mingau, pipoqueiros e barraqueiros, das 8h às 16h.

O treinamento para manipulação de alimentos em festas populares e no Natal abordará os cuidados sanitários que devem ser adotados para a comercialização de alimentos, desde o transporte até o local de venda, assim como ensinamentos sobre acondicionamento dos produtos em vias públicas.

Além disso, a Visa traz orientações sobre a temperatura adequada para conservação; cuidados com o preparo de bebidas e gelo; monitoramento e controle de segurança dos alimentos, com o intuito de reduzir os riscos de contaminação por bactérias, vírus, parasitas e produtos químicos prejudiciais à saúde da população. A iniciativa também foca nos cuidados pessoais de higiene e saúde do trabalhador, bem como a aparência e o acolhimento aos clientes.

“Hoje, nós estamos iniciando o ciclo de treinamento com barraqueiros e barraqueiras. Amanhã, teremos vendedores de lanche e pipoqueiros. O objetivo desse curso e a necessidade que ele se repita a cada ano é porque, com a dificuldade econômica, muitas pessoas veem a possibilidade do comércio informal para ganhar um dinheiro extra. Então, todo ano nós temos que reciclar essas pessoas que entram ou que estão desatualizadas”.

Andréa lembra que a manipulação correta de alimentos garante a segurança de quem vai consumi-los. Todos participantes, inclusive, recebem um certificado com validade de um ano.

“Nesse curso, nós disponibilizamos um certificado com garantia de um ano que a pessoa está apta a fazer o serviço. É muito importante para que eles tenham esse certificado e mostrem. Isso atrai clientes, turistas. Os participantes aprendem que não se pode manipular o alimento no local, que deve haver um pré-preparo, uso da touca, da luva, a depender do que se esteja manipulando. Eles também são alertados a não usar brincos, adornos, porque tem o risco de cair dentro do alimento. Tudo isso o curso engloba”.

As aulas são ministradas pela nutricionista e gerente de Vigilância e Segurança dos Alimentos, Gilmara Macedo, e pela chefe do setor de Vigilância, Monitoramento e Educação em Alimentos da Visa, Emanuela Brito.

 

 

Fotos: Bruno Concha/ Secom PMS

Texto: Ana Virgínia Vilalva/ Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.