Na manhã desta sexta-feira (18), o bairro de São Caetano, em Salvador, recebeu a Caravana de Direitos Humanos – Edição Especial Bahia Pela Paz, levando diversos serviços de cidadania e inclusão social à comunidade. Entre os mais de mil atendimentos realizados durante o dia, estava Edilene Simone dos Santos, que aproveitou a proximidade da ação para garantir o Passe Livre para a filha Raíssa, de 16 anos, que possui deficiência.
A tentativa de obter o benefício pela internet não teve sucesso, e a oportunidade oferecida pela caravana facilitou o acesso aos direitos dela. “Sempre é bom lembrar que isso é um direito dela, e estou aqui para garantir isso”, afirmou Edilene.
Glácia Ribeiro, moradora de São Caetano, destacou a importância de ter esses serviços disponíveis na própria comunidade. Desempregada e mãe de um bebê recém-nascido, Glácia conseguiu atualizar a carteira de identidade, que estava desatualizada desde 2016. “Foi um atendimento ótimo, eficaz e rápido. Poder resolver isso perto de casa é um grande benefício. E o documento é importante para tudo na vida, para conseguir um trabalho”, contou.
Juliana Santos da Cruz, de 22 anos, também aproveitou a presença da caravana para buscar uma oportunidade de recolocação no mercado de trabalho, através da intermediação do SineBahia. Ela está há mais de um ano sem emprego e, agora, tenta melhorar as condições de vida vendendo bijuterias. “Essa ação facilita o acesso, é uma oportunidade de abrir portas para quem precisa. Aqui, a gente não precisa de agendamento complicado, tudo está mais perto e ao alcance. É uma chance para quem quer trabalhar e ajudar em casa”, relatou Juliana, que espera encontrar novas oportunidades com o cadastramento no SineBahia oferecido pela caravana.
Foto: Wuiga RubiniGOVBA