A cidade de Alagoinhas se prepara para receber a segunda edição do Bahia Beer, evento que já se consolidou como uma das maiores celebrações da cultura cervejeira na Bahia e no Brasil. O lançamento da segunda edição do festival aconteceu ontem (16), no Hotel Absolar, com a presença de autoridades locais e estaduais, entre elas a deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV), o prefeito Joaquim Neto (PSD), além do secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, que destacaram a importância do evento para a economia do município e para a promoção da tradição cervejeira local.
O Bahia Beer 2024 será realizado entre os dias 17 e 19 de novembro, no Parque de Exposições Miguel Fontes, em Alagoinhas, e contará este ano com o Congresso Internacional da Cerveja (CONIB), com palestras de especialistas estrangeiros e o Concurso Internacional de Cervejas do Brasil (Brazilian International Beer Awards – BBA), com 27 países já confirmados.
Inspirado no tradicional Oktoberfest, o festival oferece uma ampla variedade de cervejas artesanais, gastronomia diversificada e atrações culturais. A expectativa é que o evento movimente a economia local, beneficiando desde pequenos comerciantes até as grandes indústrias de bebidas presentes no município.
A deputada Ludmilla Fiscina, autora do Projeto de Lei Nº 24.951/2023, que deu origem à Lei Nº 14.628/2023, através da qual outorgou à Alagoinhas o título de Capital Estadual da Cerveja, reforçou a importância de eventos como o Bahia Beer para Alagoinhas: “É uma emoção muito grande ver a segunda edição do Bahia Beer ganhando vida e consolidando a nossa cidade como um grande destino para os amantes da cerveja. Nosso compromisso é fazer de Alagoinhas um ponto de referência para o turismo cervejeiro, unindo tradição, cultura e desenvolvimento econômico”, destacou a parlamentar.
O prefeito Joaquim Neto também celebrou a realização do festival, enfatizando que o evento coloca Alagoinhas em destaque no cenário turístico do estado. “No ano passado nós tivemos cerca de 50 mil pessoas a cada noite. Tivemos as cervejas artesanais, tivemos um churrasco de costelas no fogo de chão e grandes atrações e curiosidades na cerveja. Esse ano nós vamos colocar como novidade maior para o público que gosta de dançar, já que aqui é festejado o São João, como se fosse uma micareta regional, através do trio elétrico na rua. Então o evento serve para Alagoinhas como grande propulsora da rede hoteleira, de bares e restaurantes, do comércio em geral, serviços que podem captar emprego e renda para a nossa cidade”, afirmou o prefeito.
O secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, também destacou a importância do Bahia Beer para o desenvolvimento econômico e turístico de Alagoinhas. Segundo Bacelar, o festival é resultado de uma parceria entre o governo estadual e a prefeitura de Alagoinhas, consolidando ainda mais o município como o maior polo de produção de cerveja do norte e nordeste do Brasil. “O objetivo do festival é potencializar a economia no entorno da produção de cerveja, gerando emprego e renda para Alagoinhas e transformar o evento em um novo produto turístico da Bahia. Queremos que ele entre para o calendário oficial de festas, diversificando a oferta turística do estado”, ressaltou Bacelar.
Desde o início das discussões para a realização do Bahia Beer, a deputada Ludmilla Fiscina e o prefeito Joaquim Neto lideraram articulações com importantes figuras do governo e do setor produtivo, incluindo reuniões com os ministros Celso Sabino, do Turismo, e Margareth Menezes, da Cultura, além do secretário estadual de Turismo, Maurício Bacellar. O objetivo foi garantir o apoio necessário para transformar o evento em um marco no calendário cultural e turístico da Bahia.
A primeira edição do Bahia Beer, realizada em 2023, já havia sido um sucesso, atraindo um grande público e consolidando a importância de Alagoinhas no cenário cervejeiro. A cidade, que é sede de grandes indústrias como o Grupo Petrópolis e a Heineken, com previsão de implantação da Cervejaria Cidade Imperial, se destaca pela qualidade excepcional da água, fator determinante para a produção de cervejas de excelência. O evento também contará com a presença de grandes nomes da gastronomia, como o renomado chefe Erick Jacquin.
Foto: Aluísio Neto