As Prefeituras-Bairro espalhadas por Salvador já realizaram mais de 680 mil atendimentos nos primeiros nove meses deste ano, superando o total de 2023, quando 577 mil serviços foram ofertados à população da capital baiana. Com 10 unidades distribuídas pela cidade, os equipamentos oferecem uma ampla gama de serviços municipais, levando o atendimento para mais próximo do cidadão.
Primeira das 10 que foram implantadas em Salvador, a Prefeitura-Bairro do Centro/Brotas completa neste ano uma década de funcionamento e está localizada no andar térreo do Edifício Ranulfo Oliveira, na Praça da Sé. Moradora do Centro, a vendedora autônoma Geisa Silva, de 37 anos, se dirigiu à unidade para fazer o recadastramento no Cadastro Único. Junto aos seus dois filhos, de 7 e 9 anos, ela elogiou o atendimento: “Fui muito bem recebida com minhas crianças. Nos deram a senha, colocaram a gente sentadinho e agora estou esperando. Tudo com conforto e bem rapidinho”, afirmou.
As 10 unidades de Prefeitura-Bairro são as seguintes: Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves, Cajazeiras, Centro/Brotas, Cidade Baixa, Itapuã/Ipitanga, Liberdade/São Caetano, Pau da Lima, Subúrbio/Ilhas e Valéria. Cada uma delas engloba um conjunto de bairros que ficam ao redor da localidade-sede.
Nas unidades é possível, por exemplo, solicitar alistamento militar, realizar a inscrição ou a atualização em programas sociais como Primeiro Passo, CadÚnico e Minha Casa Minha Vida, realizar cálculos da Previdência Social, agendar consultas e exames pelo SUS, buscar encaminhamento para vagas de emprego e cursos profissionalizantes, além de solicitar serviços de reparos na iluminação pública, poda de árvores e afins.
Fotos: Bruno Concha / Secom PMS