Atrás apenas de Ney Franco e Wagner Mancine, o treinador do Vitória Thiago Carpini já é o terceiro técnico com mais pontos conquistados em uma mesma temporada na Série A do Campeonato Brasileiro. No sábado o time baiano enfrentará o Red Bull Bragantino às 16h, no Barradão.
Segundo reportagem do Jornal Correio, Carpini assumiu o comando rubro-negro antes da 7ª rodada do Brasileirão, como o sucessor de Léo Condé. Entrou na função com a missão de salvar uma equipe que havia somado apenas um ponto em 15 disputados na competição. Desde então, o Vitória fez mais 24 partidas na Série A, tendo conquistado 28 dos 72 pontos possíveis – um aproveitamento de 38,9%.
Em comparação com a quantidade de pontos somados por treinadores do Leão na primeira divisão, Carpini está no pódio entre os profissionais que ocuparam o cargo nos últimos 11 anos. Ele divide a terceira colocação com Ney Franco, em 2014. Mesmo com o rebaixamento para a segunda divisão ao fim daquela temporada, o técnico conseguiu a mesma pontuação, com dois jogos a mais.
Inclusive, é o próprio Ney Franco quem ocupa o topo da lista, mas com o rendimento do ano anterior. Em 2013, quando o Vitória terminou na 5ª posição do Brasileirão, foram 37 pontos conquistados ao longo de 21 compromissos. Com 10 vitórias e sete empates no período, o aproveitamento do treinador foi de 58%, o maior entre os nomes que estiveram à frente do Leão neste recorte.
Já o segundo colocado viveu um contexto análogo ao cenário da vinda de Thiago Carpini. Em 2017, Vagner Mancini assumiu o Vitória com apenas 12 pontos em 16 partidas. Na época, o Leão ocupava a vice-lanterna da tabela de classificação. Mancini liderou a equipe nos 22 confrontos finais e somou 31 pontos, salvando o time do rebaixamento.
Crédito: Victor Ferreira/EC Vitória