Na semana dedicada ao Dia do Professor e da Professora, celebrado nesta terça-feira (15), os educadores Tiago Paiva e Pricila Horrana Lima, recém-chegados à rede estadual de ensino, destacam o prazer de estarem presentes em sala de aula, contribuindo para o fortalecimento da educação pública de qualidade. Eles ingressaram este ano na rede estadual de ensino, após aprovação no concurso público da Educação, realizado em 2022, seguida de convocação e nomeação pelo Governo do Estado da Bahia.
Para Pricila Horrana, que leciona Língua Portuguesa desde o mês de abril, no Colégio Estadual Professora Helena Britto, localizado na cidade de Pedro Alexandre, ser professora é um papel que vai além de transmitir conhecimentos. “É um convite diário para inspirar, embora seja uma tarefa cheia de desafios. É uma experiência rica e transformadora e, acima de tudo, a realização de um sonho que almejo desde a barriga de minha mãe, pois a acompanhava até nas classes”, considera.
A educadora falou da importância do contato cotidiano entre professor e aluno. “Cada sala de aula é um microcosmo de possibilidades, onde cada interação pode acender uma faísca de interesse, que pode durar uma vida inteira. O olhar atento de um aluno ao entender um conceito, o sorriso de satisfação ao completar uma tarefa e até as conversas que se desenrolam desenfreadamente no final da aula refletem sobre sonhos e aspirações. Tudo isso faz valer a pena cada desafio”.
O professor Tiago Paiva, que ensina Matemática desde julho, no Colégio Estadual do Campo Mamédio Batista Lobão, no Distrito de Lagoa Grande, no município de Cândido Sales, também fala da sua satisfação em lecionar na rede estadual de ensino. “Tento trabalhar de uma forma amistosa, empática, com muito afeto e amor para ser, de alguma forma, inspiração para esses jovens. Eu espero contribuir com dinamismo, muita vontade e alegria para tentar trazer a Matemática para o cotidiano dos estudantes”, relata.
Com o intuito de tornar o processo de ensino e aprendizado mais atrativo, Tiago pretende desmistificar a Matemática como uma disciplina difícil. “Através de formas dinâmicas e com muita empatia, quero fazer com que os alunos sejam seduzidos para a Matemática e tentar, de alguma forma, deixar esse impacto positivo na minha trajetória no Estado. Estou muito feliz e espero contribuir dentro e fora da sala de aula”, diz, entusiasmado.
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