O Auxílio Viagem é um benefício socioassistencial viabilizado pela Prefeitura de Salvador que garante ao cidadão condições dignas de retorno à sua cidade de origem, restabelecendo a convivência familiar e comunitária. Este ano, 115 pessoas foram beneficiadas pela iniciativa, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre).
O público-alvo é cidadãos em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social cuja renda per capita seja igual ou inferior a meio salário-mínimo vigente. Enquanto aguardam a liberação do provimento, os assistidos recebem apoio em uma das 19 Unidades de Acolhimento Institucional (UAIs) de Salvador – atualmente, são disponibilizadas 1,7 mil vagas. O auxílio, por sua vez, é viabilizado em até 20 dias, sendo avaliado caso a caso.
Há quase um mês, Inajara Ferreira dos Santos, 36 anos, seu esposo e dois filhos foram acolhidos na UAI Pérolas Cajazeiras e esperavam a liberação do auxílio. Nesta segunda-feira (14), foram surpreendidos com a boa notícia. Com a certeza do retorno a Maceió (AL), cidade natal da família, Inajara não conteve as lágrimas. “Graças a Deus! Não estou nem acreditando”, disse emocionada.
Questionada sobre como chegou à capital baiana, ela conta que foi trabalhar em um plantio de café no Espírito Santo e, quando o serviço acabou, a passagem fornecida foi para Salvador. “Disseram para gente se virar. Quando chegamos na rodoviária, fomos recebidos por uma equipe de abordagem e logo mandaram a gente para cá. Era tarde da noite”, relembra.
O secretário da Sempre, Junior Magalhães, explica que o Auxílio Viagem é um benefício de extrema importância para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social.
“O reestabelecimento dos vínculos familiares é fundamental para o desenvolvimento de pessoas que estão em situação de rua. O benefício do Auxílio-Viagem se soma aos demais esforços realizados pela Sempre, como o Acolhimento Institucional, Centros Pop, Abordagem Social, a fim de proporcionar as condições necessárias para promover a cidadania, a reinserção social e a autonomia dos assistidos”, destacou.
Fotos: Bruno Concha/ Secom PMS