domingo, 10 de novembro de 2024
Euro 6.2201 Dólar 5.7905

CAMINHO DE HISTÓRIAS LEVARÁ O UNIVERSO DA LITERATURA INFANTOJUVENIL DE CLARICE LISPECTOR PARA CAJAZEIRAS

Matheus Souza - 14/10/2024 15:30

Um caminhão baú que leva o universo da literatura infantojuvenil de Clarice Lispector para diferentes regiões do Brasil, de forma inclusiva e democrática. Essa é a proposta do projeto “Caminho de Histórias – A Casa que Anda – Que mistérios tem Clarice?”, que desembarca em Salvador nesta sexta-feira (18) até domingo (20). A iniciativa é uma realização do Ministério da Cultura, com o apoio institucional e logístico da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e Fundação Gregório de Mattos (FGM).

O caminhão ficará no Campo da Pronaica, no bairro de Cajazeiras 10. Transformado em um espaço de educação e cultura, no interior do veículo, a comunidade terá acesso a oficinas, atividades lúdicas e educativas, cantinho para leitura, além de participar de ações interativas promovidas por artistas.

O público também poderá mergulhar pelas histórias infantojuvenis construídas por Clarice Lispector, como “O mistério do coelho pensante”, “A mulher que matou os peixes”, “Quase de verdade”, dentre outras.

Considerada uma das autoras mais admiradas e respeitadas mundialmente, Clarice proporciona uma experiência literária rica e instigante que desafia as expectativas e expande os horizontes dos jovens leitores.

O projeto é apoiado pela FGM, através da Gerência de Biblioteca. Gestora do setor, Jane Palma destaca que a iniciativa irá mostrar um lado menos conhecido de Clarice Lispector, que é a sua ligação com o universo infantojuvenil. “Ela é identificada com narrativas adultas que abordam o drama, o mistério e o suspense. Por meio desse caminhão, vamos ver uma autora diferente”, afirma.

Além de acessar as obras de Lispector, o público também poderá levar para casa as produções infantojuvenis da coleção do selo literário João Ubaldo. “Esse selo é também composto por livros infantis de autores soteropolitanos, que foram avaliados, premiados e publicados com o apoio da FGM”, explica Jane.

Apoio – Nos últimos anos, Salvador tem investido e apoiado diversos projetos de incentivo à leitura, como lembra o subsecretário de Cultura e Turismo, Walter Júnior: “Nós acreditamos no potencial de transformação, de educação e expansão através da leitura. A Prefeitura vem investindo em diversos projetos de livro e leitura, a exemplo da Flipelô e Bienal do Livro, e agora estamos fazendo isso com o Caminho de Histórias. É mais uma possibilidade de formar um público leitor, infanto-juvenil, na periferia da cidade e estimular o sonho e a criatividade através da leitura”.

Com uma programação diversificada que promove e democratiza a leitura e a literatura, o projeto deve reunir os estudantes das escolas públicas localizadas em Cajazeiras 10. Por isso, a gerente de biblioteca da FGM, Jane Palma, reforça o convite para que as escolas participem ativamente desta iniciativa: “Esperamos contar com a visita da comunidade de Cajazeiras, mas, em especial, dos nossos estudantes”.

 

Foto: Divulgação

Texto: Ascom/ FGM

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.