Na quadra das dependências do Estádio do Barradão, casa do Esporte Clube Vitória, foram montados, na tarde desta quinta-feira (10), brinquedos infláveis para receber cerca de 70 estudantes da rede municipal de ensino, moradoras de bairros que ficam nas proximidades da arena esportiva. A ideia foi proporcionar uma tarde de diversão em comemoração ao Dia das Crianças, que acontece no próximo sábado (12).
Além dos brinquedos infláveis, a garotada também teve acesso a outras atividades especialmente pensadas para elas, como partidas de futsal, aulas de patinação e um intervalo para o lanche. O evento faz parte de uma ação do Salvador Social Clube, programa da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), que permite que crianças matriculadas na rede municipal de ensino tenham acesso gratuito a clubes sociais da capital baiana, como o próprio espaço do time rubro-negro, o Clube Espanhol, Bahiano de Tênis, Associação Atlética, Yacht Clube, entre outros.
Júlia Vitória Lima tem 12 anos e faz parte do programa há dois meses. Moradora do Novo Marotinho, ela frequenta as dependências do Estádio do Barradão desde então. A garota aprovou não apenas a tarde de comemoração ao Dia das Crianças, mas também todas as outras atividades que realiza no espaço no contraturno das aulas.
“Eu acho muito bom. É algo muito especial pra gente, né? A gente leva pra vida toda, e também é muito divertido. Quero brincar muito hoje e ficar feliz”, comentou a garota antes do início das atividades.
Júlia Vitória Santos, de 11 anos, está há quatro meses no Salvador Social Clube, assim como sua xará. As expectativas para a tarde de diversão também estavam altas. “Estou achando legal porque a gente vai brincar e se divertir. Vou aprender a andar de patins”, disse.
Manielle Araújo, coordenadora de Esportes Olímpicos e do Projeto Social no Esporte Clube Vitória, afirma que o evento não é apenas uma celebração do Dia das Crianças, mas uma oportunidade de proporcionar uma tarde de diversão e lazer para as crianças que moram ao entorno do Barradão e que, de outra forma, talvez teriam acesso limitado ao espaço que proporciona integração social.
“Olhando para o rostinho de cada um, podemos ver a alegria de ter um evento voltado para elas. A grande maioria dessas crianças é carente, não têm muitas oportunidades e momentos de lazer específicos. E nós proporcionamos isso porque sabemos que pode mudar a vida delas. A criança que está aqui brincando deixa de estar na rua, no celular ou no videogame, coisas que muitas vezes não contribuem para o desenvolvimento dela”, comentou.
“Aqui, elas se sentem valorizadas, integradas ao clube, sonhando talvez em fazer parte das nossas categorias de base. Trouxemos os atletas da base para jogarem futebol com elas, o pessoal da patinação para ensinar a andar de patins, além de brinquedos infláveis para que elas se divirtam”, completou Manielle.
Cerca de 600 alunos da rede municipal de ensino estão participando de atividades esportivas semanais gratuitas por meio do programa Salvador Social Clube. A iniciativa, uma parceria entre a Prefeitura de Salvador e clubes sociais da cidade, oferece diversas modalidades esportivas em troca da isenção de impostos municipais.
Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS