domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

VOLUME DE SERVIÇOS NA BAHIA CRESCEU 1,2% EM AGOSTO DE 2024

Victoria Isabel - 11/10/2024 19:00

Em agosto, o volume de serviços na Bahia, na comparação com julho, expandiu 1,2%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE), divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Nessa análise, cabe destacar que a Bahia cresceu acima da média nacional (-0,4%) e recuperou parte da perda contabilizada em julho (-0,1%). Esse resultado é confirmado pela melhora da confiança empresarial do setor de serviços para o mês analisado.

Na comparação com agosto de 2023, o setor cresceu 3,5% – variação superior à média nacional (-0,4%). Três das cinco atividades cresceram, com destaque para as atividades de Serviços prestados às famílias (12,3%), que contabilizou a variação mais expressiva, seguida pela atividade de Serviços profissionais, administrativos e complementares (11,0%), depois Serviços de informação e comunicação (3,6%). Por outro lado, Outros serviços (-9,4%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-1,0%) recuaram.

Na comparação entre janeiro e agosto de 2023, o setor avançou 1,1%. Duas das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços prestados às famílias (8,3%), que contabilizou a variação mais expressiva, seguida por Serviços profissionais, administrativos e complementares (3,0%). Serviços de informação e comunicação (0,0%) apresentou estabilidade relativa. Por outro lado, duas das cinco atividades puxaram o volume de serviços para baixo: Outros serviços (-4,7%), seguida por Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-0,9%).

Na comparação com o acumulado dos últimos doze meses ano, o setor expandiu 2,4%. Três das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para as atividades de Serviços prestados às famílias (7,2%), que apontou a mais expressiva variação positiva, seguida por Serviços profissionais, administrativos e complementares (5,9%), depois Serviços de informação e comunicação (4,5%). Em sentido oposto, as atividades Outros serviços (-6,2%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-0,6%) contabilizaram retração. Nessa comparação, a Bahia registrou variação superior à média nacional (1,9%).

Foto: Nenad Maric por Pixabay

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.