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HOSPITAL ROBERTO SANTOS PROMOVE REESTRUTURAÇÃO DE PROCESSOS PARA MAXIMIZAR ATENDIMENTO AO PÚBLICO

LUIZA SANTOS - 11/10/2024 15:08

Referência na assistência de alta complexidade e maior unidade de saúde pública do Norte e Nordeste, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) vem promovendo reestruturação e ações com vistas a proporcionar, cada vez mais, a segurança, a qualidade na assistência e o acolhimento do paciente.

No mês de setembro, o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) realizou uma série de atividades evolvendo as equipes multidisciplinares do hospital, para além de capacitar os profissionais, prestar uma melhor assistência a todos que são atendidos na unidade.

Rafaela Ferreira, coordenadora do NQSP, pontuou que as atividades consistiram na execução de “Jogos da Segurança”, que abordaram questões relacionadas às rotinas dos trabalhadores, à assistência e outras temáticas envolvendo o cuidado e a segurança tanto de pacientes quanto de profissionais.

Aliando ações desta natureza e a treinamentos diários para capacitar a equipe, a diretoria do HGRS promove, também, uma série de reestruturações, que resulta em um melhor atendimento ao paciente. Um exemplo é a implantação da Central de Maqueiros.

A partir de agora todas as solicitações serão realizadas pelo sistema virtual e o pedido “virá com todas as informações necessárias para melhorar o transporte do paciente”, destacou Irineu do Vale, coordenador do serviço de apoio.

Ele explicou que haverá um controle mais eficaz das necessidades do paciente. “Agora sabemos para onde ele (paciente) vai, qual exame/procedimento vai fazer, se precisa de algum suporte extra, se houver alguma intercorrência ficará registrada, dentre outras informações que vão constar na solicitação”, conta.

Irineu acrescentou que para lidar com mais de 350 transportes de pacientes por dia, é necessário ter um sistema mais criterioso para haver otimização de tempo, melhor redimensionamento da equipe e mais segurança para o paciente.

Já a Diretoria de Enfermagem implantou os diálogos múltiplos, que ocorrerão mensalmente, o que irá melhorar os fluxos, a comunicação com a equipe multidisciplinar, além de fazer um levantamento das necessidades dos setores para elaborar o plano de ação de cada um. A iniciativa envolve coordenadores médicos, de enfermagem, fisioterapia, serviço social, dentre outros profissionais.

Foto: Divulgação

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