Nesta sexta-feira (4), foram selecionados os seis espetáculos que irão compor a Mostra Interior em Cena do Prêmio Bahia Aplaude 2024. Este ano marca a 30ª edição da premiação que, desde 2023, possibilita que espetáculos do interior concorram nas mesmas categorias que as produções da capital baiana. A Mostra irá promover duas apresentações de cada espetáculo selecionado, que serão assistidas pela comissão julgadora, no período de 02 a 24 de novembro, em teatros de Salvador e poderão ser indicadas às nove categorias da premiação.
Com o propósito de incentivar a produção teatral em todo o estado, os espetáculos escolhidos pela Comissão de Seleção da Mostra Interior em Cena são:
– Desassossego – Uibaí
– Flor D’água, Mulher Rio – Carinhanha
– O Nego Tião – Simões Filho
– O Sumiço do Galinho Qui ri qui qui – Feira de Santana
– O Theatro da Independência – Se as personagens falassem – Valença
A partir desta edição comemorativa, a Aplaude Produções assume a produção e realização do evento, tendo à frente o produtor Jorge Albuquerque. A coordenação geral é da Caderno 2 Produções com patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, por meio do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
“A Mostra Interior em Cena é um momento importante do Prêmio Bahia Aplaude, porque trazemos para teatros de Salvador as produções de outras cidades do estado. O público da capital pode prestigiar essa cena e a comissão também tem a oportunidade de assistir e indicar. Conseguimos abraçar a produção do interior com essa iniciativa”, afirma Jorge Albuquerque.
Os demais espetáculos do circuito soteropolitano ainda podem se inscrever até março de 2025. O Edital e regulamento completos estão disponíveis no site: www.bahiaaplaude.com.br.
Os indicados ao Prêmio Bahia Aplaude, tanto da capital quanto do interior, concorrem nas categorias Espetáculo Adulto, Espetáculo Infantojuvenil, Direção, Ator, Atriz, Texto, Revelação, Performance e Categoria Especial e apresentam-se na Mostra Bahia Aplaude, que precede a cerimônia de premiação.
Sobre o Prêmio Bahia Aplaude – Com três décadas de uma trajetória que reconhece e celebra os destaques das artes cênicas baiana, o Prêmio Braskem de Teatro anuncia que, a partir deste ano, passa a se chamar Prêmio Bahia Aplaude. Esta alteração reflete um resgate histórico da mais tradicional premiação do teatro no estado, além da ampliação de sua atuação. A 30ª edição do agora Prêmio Bahia Aplaude promete ser um marco na história cultural da Bahia, com eventos que irão movimentar os espaços culturais de Salvador ao longo de 2024 e 2025.
O novo título homenageia as origens da premiação, que começou como Troféu Bahia Aplaude e agora expande sua assinatura para novas parcerias. O intuito é fortalecer a cadeia criativa do teatro, dando possibilidade de agregar outras marcas que acreditam no grande potencial transformador da arte, assim como a Braskem, há mais de três décadas impulsionando o teatro baiano.
Sobre a Braskem – Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os mais de oito mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente a melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 70 países.
Sobre o Fazcultura – O FazCultura é o Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural da Bahia, instituído pela Lei Nº 7.015/1996, executado pela Secretaria de Cultura – SecultBa em parceria com a Secretaria da Fazenda – Sefaz, que contribui para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas. O Governo da Bahia assegurou, em 2024, R$15 milhões para o Programa que promove ações de patrocínio tendo como base a renúncia de recebimento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços – ICMS pelo Estado em favor da aplicação direta em projetos e atividades culturais. É uma ação do Estado que une fazedores de cultura, empresas patrocinadoras de interesse social e cultural e toda a população, em diversos eventos e projetos artísticos-culturais de diversas linguagens e está disponível para ser acessado pelo Campo Cultural em todo o território baiano. A principal finalidade do programa é patrocinar financeiramente projetos e atividades que se enquadrem na Política Cultural do Estado, a partir da Lei Orgânica de Cultura da Bahia (Lei de nº 12.365/2011).
Foto: Lyed Caldas