domingo, 06 de abril de 2025
Euro 6.41026 Dólar 5.847

COMÉRCIO ENTRE BRASIL E REINO UNIDO TEM ALTA DE 10%

Victoria Isabel - 10/10/2024 14:40

A relação comercial entre Brasil e Reino Unido movimentou R$ 75 bilhões entre janeiro e agosto de 2024, um aumento de 10,2% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados consolidados estão no mais recente relatório do Departamento de Negócios e Comércio britânico.

O crescimento no comércio entre os dois países é reflexo do intercâmbio de negócios que potencializa a economia para ambas nações. De acordo com o vice-presidente do comitê de Comércio & Investimentos Internacionais da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham), Aloisio Andrade, operar com a utilização de moeda valorizada fortalece a proteção contra as oscilações do mercado.

“As empresas exportadoras brasileiras estabelecem seus preços em moeda forte para se proteger destas oscilações. Assim, o diferencial apurado em um cálculo com maior complexidade seria imaterial. É comum que ocorra alterações de preços de seus produtos tanto no Reino Unido quanto no Brasil, mas isso normalmente é associado a demanda, oferta e custos, que é o mesmo que observamos se a empresa comercializa seus itens em território nacional”, explica o representante da Britcham.

Aloisio Andrade avalia, ainda, que a evolução do comércio exterior no mundo e a comparação com Reino Unido e Brasil mostram que há oportunidades para o desenvolvimento desta frente. Na visão dele, alguns projetos já iniciados precisam ser concluídos para que as tendências de impulsionamento da relação comercial entre os dois países se tornem realidade.

“Ações como o projeto para a eliminação da bitributação entre Reino Unido e Brasil necessitam ser plenamente concretizadas e, com isso, certamente os volumes de negócios se potencializarão exponencialmente”, diz. O acordo para o fim da Dupla Tributação foi ratificado no ano passado pelo Reino Unido. Para entrar em vigor, é necessário que o Brasil faça o mesmo. A pauta está sob análise no Ministério da Fazenda, e depois será avaliada no Congresso Nacional.

Geração de empregos

De acordo com o relatório mais recente, a atividade exportadora no Brasil gerou 16 milhões de empregos em 2020, sendo 210.500 gerados pela relação comercial direta com o Reino Unido. No mesmo período, os britânicos empregaram 6,7 milhões de pessoas. Destas, 87.600 estão diretamente relacionados às exportações para o maior país da América Latina.

“O impacto social desta geração e manutenção de posições de trabalho é imenso dando condições sociais mais sólidas para os trabalhadores destas cadeias de fornecimento. A geração de riqueza nestas transações fortalece empresas, garantem estabilidade de postos de trabalho e aumenta a arrecadação dos estados”, afirma Aloisio Andrade.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.