O atletismo, especialmente a corrida de rua, tem se consolidado como uma das modalidades esportivas que mais crescem em Salvador e no Brasil. No Dia do Atletismo, celebrado nesta quarta-feira, 9, especialistas e praticantes refletem sobre o impacto positivo desse esporte na saúde, turismo e economia da cidade.
Segundo Douglas Cerqueira, diretor da Maratona Salvador, que em 2024 atraiu dez mil atletas para a orla da cidade, o esporte tem mostrado uma forte expansão desde os anos 1970, com um aumento significativo nos últimos anos. “Plataformas como a Ticket Sports, principal em inscrições da América Latina, registraram um crescimento de 45% na participação de eventos de corrida só neste ano. Além disso, 35% dos atletas inscritos são novos na prática”, afirmou.
Esse crescimento, de acordo com Douglas, é especialmente visível na capital baiana. “Temos uma cidade com alto potencial para o atletismo e turismo esportivo, unindo clima favorável, belas paisagens e infraestrutura adequada. A Maratona Salvador, por exemplo, viu seu número de participantes dobrar nos últimos três anos, saltando de 5 mil para 10 mil atletas, e já planeja receber 15 mil corredores em 2025”.
Demanda crescente – “Nos últimos três anos, tivemos uma demanda muito significativa de procura para o serviço, também muito relacionado à globalização, na questão da rede social, de pessoas que influenciam diretamente na internet se cuidando e mostrando que todos têm a capacidade de realizar a corrida de rua. Quanto à orla da cidade, digo que a reforma de grande parte dela também está favorecendo. Se a gente for mensurar há 12, 15 anos atrás, realmente, a gente não tinha orla digna para a prática regular do exercício da atividade”, completou Albuquerque.
Fotos: Lucas Moura/ Secom PMS