A Rainha e Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, receberá homenagens em todo o país no próximo dia 12 de outubro. Na Arquidiocese de São Salvador da Bahia, além das inúmeras comunidades que também festejam esta data, o Santuário Arquidiocesano, localizado no Imbuí; uma paróquia, em Itinga – Lauro de Freitas; e uma capelania militar, no Cabula, prepararam programações especiais que merecem ser destacadas. Confira:
Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Rua das Araras, 1210, Imbuí, Salvador)
Com o tema “Mãe Aparecida, acolhei-nos como peregrinos da esperança”, o único Santuário dedicado à Nossa Senhora Aparecida na Arquidiocese de Salvador contará com uma programação intensa durante todo o dia 12 de outubro, iniciando com a alvorada às 5h, seguido da recitação do Ofício da Imaculada Conceição, às 5h30. Para acolher o maior número possível de pessoas, serão celebradas Missas às 6h30 (nesta haverá uma rede de pesca, recordando o encontro da imagem nas águas do Rio Paraíba do Sul), às 9h30 (pelos devotos) e às 12h (pelas crianças), às 15h (de saudação aos peregrinos).
Já às 16h, a imagem da Virgem Maria será colocada em uma berlinda e conduzida pelas principais ruas do bairro Imbuí, saindo e retornando para o Santuário, onde, às 18h, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão, presidirá a Missa Solene, encerrando os festejos. É importante ressaltar que são esperadas de 2 a 3 mil pessoas por Missa durante a manhã, e cerca de 5 mil fiéis na procissão e na Missa Solene.
Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Rua Paripiranga, 16, Itinga, Lauro de Freitas)
No município de Lauro de Freitas – também pertencente à Arquidiocese de São Salvador da Bahia -, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida também está em festa. Este ano, a comunidade realiza o dozenário, até 11 de outubro, que são celebrações que antecedem o dia Solene em honra à padroeira, com a seguinte programação: Ofício de Nossa Senhora às 6h, Missa às 7h, Angelus às 12h e Missa do dozenário às 19h.
Já no dia festivo, 12 de outubro, os devotos da Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida participarão da alvorada e do Ofício de Nossa Senhora às 6h; e de Missas às 6h30 (pelos devotos), às 8h30 (pela comunidade paroquial), às 10h30 (pelos romeiros. Nesta Celebração Eucarística, a imagem de Nossa Senhora será descida do trono – local onde a imagem fica durante todo o ano – e colocada no andor).
Os festejos seguirão com queima de fogos às 12h. Já às 16h, pela primeira vez acontecerá a eleição da Rainha e da Boneca da Festa, que consiste em meninas (crianças, para boneca) e moças (adolescentes/adultas, para rainha) que se empenharam em conseguir, desde setembro, assinaturas, no Livro de Ouro, de pessoas que contribuíram financeiramente com a festa
Mais uma Missa terá início às 17h, sendo seguida de procissão pelas principais ruas do bairro, saindo e retornando para a Matriz, onde, às 19h30, o bispo auxiliar, Dom Marco Eugênio Galrão presidirá a Celebração Eucarística de encerramento dos festejos. Contudo, no dia 13 de outubro haverá a Santa Missa com a subida da imagem de Nossa Senhora Aparecida de volta ao trono, onde permanecerá até a próxima festa.
Capelania Militar Nossa Senhora Aparecida (19º Batalhão de Caçadores – 19BC, Cabula, Salvador)
A Capelania Militar Nossa Senhora Aparecida tem um motivo a mais para celebrar a festa da padroeira este ano: em 2024 a capela completa 80 anos de criação, sendo o primeiro templo construído em honra à Rainha e Padroeira do Brasil em Salvador. De 9 a 11 de outubro, os fiéis participam do tríduo, sempre iniciando às 18h30, seguido da Missa.
Todas as noites durante o tríduo, os fiéis são convidados a realizar gestos concretos por meio da doação de toalha e papel higiênico, material de limpeza e copos descartáveis. No dia da padroeira, 12 de outubro, a programação terá início com a alvorada, às 6h, seguida do Ofício da Imaculada Conceição e do Terço, às 6h30. Às 7h será celebrada a Missa e às 9h ocorrerá um café da manhã partilhado. Já às 15h acontecerá a adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida da saída da procissão, que percorrerá as ruas do entorno da capela e o quartel do 19BC, onde, no Salão Vitória, será celebrada a Missa Solene. Para encerrar os festejos deste dia, logo após a Celebração Eucarística haverá procissão luminosa retornando para a Capela.
Embora a programação da festa da padroeira seja encerrada em 12 de outubro, os devotos continuarão celebrando, desta vez as oito décadas de criação da capelania. Assim, nos dias 17 e 18 de outubro a comunidade rezará o Terço às 18h30 e participará da Missa às 19h. No dia 19, às 8h será acolhida a imagem peregrina de Santa Dulce dos Pobres, no 19BC, seguida de procissão até a capela. Às 9h o reitor do Santuário Santa Dulce dos Pobres, frei Ícaro Brito, OFMCap, presidirá a Celebração Eucarística que terá um gesto concreto: doação de fraldas geriátricas. Às 18h ocorrerá o show religioso com a Banda Kasa Santa.
Para marcar o encerramento das comemorações pelos 80 anos da capela, em 20 de outubro, às 7h acontecerá a alvorada. Já às 8h será entoado o Te Deum (A Ti, Deus!) – que é um hino da Liturgia das Horas – e recitado o Ofício da Imaculada Conceição. A Missa Solene terá início às 9h, sob a presidência do bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Valter Magno de Carvalho. Também nesta data, quem desejar poderá contribuir através da doação de fraldas geriátricas.
Foto: Pascom Itinga/Divulgação