O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), declarou nesta quarta-feira (9) que, após uma sabatina e uma votação “bem-sucedida” para a nomeação de Gabriel Galípolo como presidente do Banco Central (BC) a partir de 2025, agora ele precisa indicar os novos diretores da autarquia ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo Haddad, Lula deve escolher três novos diretores para o Banco Central até o final de 2024. Esses indicados também passarão por sabatina e precisarão ser aprovados pelo Senado antes de assumirem seus cargos.
As diretorias a serem ocupadas incluem a Diretoria de Política Monetária, atualmente liderada por Galípolo; a Diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta; e a Diretoria de Regulação.
“Combinamos com o presidente Lula que, após a sabatina realizada ontem, que foi muito bem recebida — destacando a maturidade do processo e a expressiva votação —, isso indica que as instituições estão funcionando bem”, afirmou Haddad, conforme noticiado pelo G1.
“Temos, sim, a preocupação com a questão de gênero no BC, e Galípolo se comprometeu a levar ao presidente Lula alguns nomes para consideração, já que cabe a ele fazer as indicações ao Senado. Esperamos que em novembro seja possível realizar as sabatinas”, completou.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil