sexta, 18 de outubro de 2024
Euro 6.1596 Dólar 5.6892

ENCONTRO DA SEC FOCADO EM SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA REÚNE MAIS DE 2 MIL ESTUDANTES

Victoria Isabel - 09/10/2024 14:10

Com o tema “As ciências e a sustentabilidade: caminhos para a democracia”, estudantes e professores-orientadores de escolas estaduais dos Territórios de Identidade do Sisal, Bacia do Jacuípe, Semiárido Nordeste I, Litoral Norte e Agreste Baiano e Região Metropolitana de Salvador se reúnem de hoje (9) até quinta-feira (10), no Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella Tempo Integral (Ceeinfor), em Salvador. A iniciativa faz parte da etapa macro territorial do Encontro Estudantil da Rede Estadual da Educação 2024, promovendo a troca de experiências e a apresentação de projetos que buscam soluções sustentáveis e inovadoras.

O evento foi aberto com a participação de dois mil estudantes que visitaram o espaço. O encontro começou ao som da fanfarra “Fancempa” do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, seguido do hino ao 2 de Julho, apresentação musical e discursos. A abertura contou com a presença da secretária da Educação, Rowenna Brito, e do chefe de gabinete da Secti, Marcius Gomes, que destacou a importância dos temas debatidos: “é reconhecer que a educação científica sempre foi uma pauta que procurou trazer o protagonismo estudantil pra agenda e nós temos tentado fortalecer as agendas de forma transversal. Então, eu diria a você que identificar oportunidades, que a gente possa não só valorizar o que tem sido produzido pelos estudantes e professores, acima de tudo é identificar projetos e ações que podem ganhar força no sentido de outros empreendimentos e possibilidades”, acrescentou Gomes.

A pauta do encontro aborda a importância da educação para o desenvolvimento sustentável e a formação cidadã, promovendo o diálogo entre ciência, cultura e democracia. Para a titular da Secretaria da Educação, Rowenna Brito, “nós precisamos garantir o protagonismo dos nossos estudantes, da juventude da Bahia, da educação da Bahia. A gente está investindo na infraestrutura física, que estamos fazendo a verdadeira revolução, mas também precisa garantir o conteúdo. E o conteúdo a gente está vendo aqui, hoje, nessa etapa interterritorial de produção de ciência e de inovação. Isso articulado com outras secretarias, como a Sesab, Secti e com a cultura”, destaca.

Realizado através da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), o evento conta com a apresentação de 210 projetos e produções culturais desenvolvidos pelos alunos ao longo do ano letivo e expostos nos stands. São 445 estudantes expositores. A etapa territorial é uma preparação para a estadual, que ocorrerá em Salvador, entre 17 e 19 de dezembro.

Foto: Thuane Maria/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.