quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.135 Dólar 5.833

CRIAÇÃO DO ‘CORREDOR VERDE’ DO BRASIL PODE FICAR MAIS CARO DEVIDO A FALTA DE INVESTIMENTO EM TRANSPORTE DE GÁS; ENTENDA

João Paulo - 09/10/2024 10:00 - Atualizado 09/10/2024

O Ministério de Minas e Energia está planejando um investimento de R$ 5.6 Bilhões no corredor verde no Brasil. Esse valor pode ser inflacionado devido a falta de investimento no setor de gás durante os últimos anos. Segundo reportagem do Jornal A Tarde, Há 11 anos, o Brasil mantinha o crescimento de apenas 1% do transporte de gás. O percentual se mantém o mesmo até os dias atuais e impede a evolução de projetos que tratam sobre a expansão do gás natural no país.

Ao todo, o país tem a capacidade de apenas 9.400 km de gasodutos para transporte e 41.500 km são referentes à malha de distribuição, de acordo com informações do Poder 360. O número é menor do que Argentina, Europa e Estados Unidos. A baixa medida está ligada à falta de interesse das sucessões presidenciais em pôr em prática uma rede de tubo para o transporte de gás natural em terra (onshore), que possa ser expandido para o interior do país.

Para além do desinteresse, o Brasil também não possui infraestrutura para reinjetar 45% da produção deste tipo de gás. Não há gasodutos de escoamento que suportem a produção crescente do pré-sal. O Brasil possui cerca de 12 trilhões de pés cúbicos (TCF). Boa parte deste gás, no entanto, está nas reservas offshore (no mar), a uma média de 300 km da costa e 2 mil metros de profundidade.

A falta de condições estruturais fará com o que país conduza o gás natural por meio de um caminhão, o que custará aos cofres públicos, um gasto de um pouco mais de R$ 1 milhão. O território brasileiro é rico em gás natural no pré-sal, mas cerca de 50% do que é produzido precisa ser reinjetado nos poços por falta de infraestrutura de transporte.

 

Foto: Divulgação

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.