O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, e outros representantes da entidade fizeram visita à balsa de sondagem da Ponte Salvador-Itaparica. Guiado pelo CEO do projeto, Claudio Villas Boas, o grupo conheceu a embarcação, que conta com uma perfuratriz que permite o trabalho no mar, mesmo em condições climáticas adversas.
Com 75 metros de comprimento e área de convés de, aproximadamente, dois mil metros quadrados, a nova balsa reforça a sondagem do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica. A projeção para o Sistema Rodoviário é que este seja um novo vetor de desenvolvimento para a Bahia, a partir da atração de novos empreendimentos em áreas como logística, indústria, comércio, serviços e mercado imobiliário.
Após a visita à balsa, a comitiva foi ao canteiro de apoio à sondagem que já está em operação na região da Calçada, em Salvador. Os executivos conheceram o funcionamento dos laboratórios dotados de equipamentos chineses que analisam o material coletado no mar.
Para o presidente da Fieb, Carlos Henrique Passos, a visita foi mais uma oportunidade de estreitar os laços com a Concessionária responsável pela implantação da Ponte Salvador-Itaparica. “É muito importante para a Fieb acompanhar de perto o andamento das obras da Ponte que é um dos maiores projetos em infraestrutura no Brasil. Essa é uma oportunidade para desenvolver ainda mais a indústria do nosso estado, gerando mais emprego e renda na Bahia. Já sabemos que das 20 empresas contratadas para sondagem 17 são baianas”, explicou Passos.
Participaram da visita também o vice-presidente da FIEB, Benedito Carneiro, o economista Carlos Danilo Peres, da Gerência de Estudos Técnicos da Federação, o presidente do Conselho de Portos da FIEB, Marcos Galindo, os conselheiros de Portos Carlos Marden e Geraldo Menezes, e o gerente de Comunicação e Relações Institucionais da Concessionária, Carlos Prates.
Foto: Jefferson Peixoto/Coperphoto/Sistema FIEB