segunda, 31 de março de 2025
Euro 6.2461 Dólar 5.7662

DEFINIÇÃO SOBRE HORÁRIO DE VERÃO DEVE OCORRER ATÉ A SEMANA QUE VEM, DIZ MINISTRO

Victoria Isabel - 08/10/2024 16:59

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, sinalizou nesta terça-feira, 8, que a volta do horário de verão pode ser evitada este ano. Segundo ele, a decisão dependerá de uma avaliação técnica dos níveis dos reservatórios no país, com uma definição prevista para a próxima semana.

“Estou levando a decisão sobre o horário de verão até o limite para ver se podemos evitá-lo neste ano”, afirmou em conversa com jornalistas. “Se for imprescindível, teremos a coragem necessária para implementar”, completou.

Anteriormente, Silveira havia mencionado a possibilidade de reintroduzir o horário de verão em novembro, após as eleições. Na quarta-feira, 9, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) se reunirá novamente para discutir as medidas a serem adotadas em resposta à seca e ao impacto nos reservatórios.

Em termos de suprimento energético, o horário de verão geralmente ajuda a reduzir a demanda durante os picos de consumo, diminuindo a necessidade de ativar usinas térmicas no início da noite, quando as fontes intermitentes de energia, como solar e eólica, não estão disponíveis.

Mais cedo, o ministro participou, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras autoridades, da sanção do PL do Combustível do Futuro, que estabelece programas nacionais para o diesel verde, combustível sustentável para aviação e biometano.

(InfoMoney)
Foto: Reprodução/Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.