Vencer os próximos jogos fora de casa é fundamental para o Bahia voltar a zona de classificação para Libertadores. Atual 7º colocado, com 45 pontos, o tricolor terá pela frente dois concorrentes na luta por um lugar no G6 da Série A. O primeiro rival será o Cruzeiro, 8º lugar com 43 pontos, no dia 18 de outubro, no Mineirão. Já no dia 28 do mesmo mês, o adversário será o Vasco, em São Januário. O cruzmaltino está na 9ª posição, com 37 pontos.
O problema para o Bahia é a campanha do time atuando fora de casa no Campeonato Brasileiro. O tricolor tem apenas o 11ª melhor desempenho como visitante no torneio. O aproveitamento da equipe longe da Fonte Nova é de 31%. Em 14 jogos, foram sete derrotas, quatro empates e somente três triunfos.
A última vitória fora aconteceu no dia 17 de agosto, 2×0 sobre o Grêmio, em Caxias do Sul. Thaciano marcou os dois gols do duelo. Desde então, o time caiu diante de Red Bull Bragantino e Fortaleza, pelo Brasileirão, e para o Flamengo, em partida que culminou na eliminação nas quartas de final da Copa do Brasil.
Para se ter uma ideia, quando o Esquadrão joga com o apoio do torcedor, o aproveitamento salta dos 31% para os 71,1% na Série A. Dos 45 pontos que a equipe possui, 32 foram conquistados como mandante. Levando em consideração apenas o desempenho em casa, o tricolor ocuparia a 4ª colocação, atrás apenas de Fortaleza, Palmeiras e Botafogo. Clubes que brigam pelo título.
Diante do cenário, melhorar o desempenho fora de casa é o grande desafio do Bahia até o fim da temporada. Dos últimos nove jogos no Campeonato Brasileiro, cinco serão longe da capital baiana. Além de Cruzeiro e Vasco, o time ainda enfrenta Juventude, Cuiabá e Corinthians.
Crédito: Divulgação/EC Bahia
Correio