Mais de 120 mil estudantes da rede estadual se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), marcado para os dias 3 e 10 de novembro. O ENEM é a principal porta de entrada para o Ensino Superior no Brasil. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) tem dado suporte contínuo aos alunos com a ação “Tô com você no ENEM”, voltada para os concluintes da Educação Básica, os ajudando a conquistar vagas em universidades.
Durante o ano letivo, a SEC tem seguido um cronograma alinhado ao Ministério da Educação. Em abril, por exemplo, uma força-tarefa foi organizada nas escolas, abrangendo todas as modalidades de ensino, para garantir a isenção da taxa de inscrição e a efetivação do registro dos alunos. Em 2024, a rede estadual registrou um aumento de 38% no número de inscritos em comparação ao ano anterior, resultado direto dessas ações.
A SEC também oferece uma série de atividades pedagógicas ao longo do ano, como dicas para otimização do tempo de estudo e preparação para as provas de dez horas e meia. No primeiro dia, os candidatos enfrentam cinco horas e meia de prova, incluindo redação e questões de Linguagens e Ciências Humanas. No segundo, o foco são as questões de Ciências Naturais e Matemática, com duração de cinco horas.
Entre as ações de preparação, se destacam o programa Universidade Para Todos (UPT), simulados, aulões e distribuição de materiais didáticos. A Plataforma Anísio Teixeira, no Portal da Educação, também oferece conteúdos digitais. Além disso, atividades como feiras de profissões e conversas com ex-alunos universitários integram o apoio extraclasse, reforçando o compromisso da SEC com a formação de seus estudantes.
Fonte: Ascom/SEC