Durante uma entrevista ao podcast PodCringe, apresentado por Michael Keller no YouTube, Evaristo Costa compartilhou um desabafo sobre sua luta com a doença de Crohn, diagnosticada em 2021. “Eu me sinto definhando, é como explico ao médico. Todos os dias me sinto definhando”, revelou o jornalista.
Aos 48 anos e afastado da televisão desde sua saída da CNN, Evaristo revelou ter perdido 23 quilos em apenas três semanas após interromper o uso de um medicamento. “Cheguei a pesar 99 quilos porque estava tomando corticoides, que causam inchaço. Mas os médicos perceberam que os corticoides não estavam funcionando como esperado, além de manterem o Crohn sob controle, então cortaram o remédio. Eu perdi 23 quilos em três semanas”, contou.
O jornalista explicou que, apesar de parecer mais magro, as pessoas não têm ideia do quanto ele está sofrendo para tentar estabilizar a doença. Ele enfatizou que sua perda de peso não é saudável. “Perco meio quilo por dia… Posso comer qualquer coisa, mas nada é absorvido pelo meu corpo. Não consigo reter os nutrientes adequados e minha imunidade está sempre baixa”, disse.
Devido à baixa imunidade, Evaristo destacou que doenças simples podem se agravar rapidamente: “Uma gripe pode virar uma sepse, uma infecção na perna pode se transformar em celulite. Na última vez que tive uma infecção nas amígdalas, ela evoluiu para sepse. A imunidade baixa não é causada pelo Crohn, mas é uma consequência dele”.
Foto: Reprodução